sexta-feira, 20 de maio de 2011

GACC-MA e ESSOR lançam livro sobre Projeto Mais Infância

GACC/MA em parceria com a ESSOR lança neste dia 20 de maio a publicação “Projeto Mais Infância – Relato e ensinamentos de uma experiência”escrito nas versões em  português e francês. O lançamento acontece durante o V Seminário "Violência contra crianças e adolescentes"no qual debate sobre o papel da comunidade no combate ao abuso e à exploração sexual, promovido pelo Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA), .
A publicação é um relato das experiências e das transformações sociais que ocorreram durante os três anos de atuação do projeto (2006-2008) em algumas comunidades de São Luís (Cidade Olímpica, Jaracati, Parque dos Nobres, Vila Embratel e Vila Passos), que contou com o apoio da ESSOR e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A coordenadora das atividades de educação da ESSOR no Brasil, Denise Andrade, estará presente prestigiando o evento.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seminário de Convivência familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes: direitos humanos

A ESSOR, ASDP (Ação Social Diocesana de Patos) e EBE (Entidade Beneficente Evangélica) participaram do Seminário de Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes: direitos humanos, entre os dias 3 e 5 de maio de 2011, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes.
O evento foi promovido pela Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Associação Brasileira de Juízes, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) e REMAR – Rede Margaridas Pró Criança e Adolescente. Aconteceu de forma dinâmica através de palestras, debates em grupo sobre os fluxos operacionais sistêmicos e socialização de experiências bem sucedidas, a fim de estabelecer condições necessárias para a revisão crítica de práticas institucionais e a produção de competência operacional, institucional e interinstitucional.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ariane Delgrange - Assistente de Direção e Responsável pelos Programas de Educação da ESSOR realizou visita às atividades no Brasil

De 10 e 21 de abril, Ariane Delgrange acompanhou as principais atividades de educação desenvolvidas pela ESSOR no Brasil e coordenadas por Denise Andrade. O foco principal da missão foi o projeto “Infância Cidadã” desenvolvido em parceria com a ACOMVA (Várzea Alegre-Ce), ASDP (Patos-Pb), EBE (João Pessoa-Pb) e ADEIS (Manaus-AM) e o projeto “Estimulação do Desenvolvimento Infantil” em parceria com o GACC (Fortaleza-Ce). Ariane aproveitou também esse momento para apresentar o trabalho desenvolvido pela ESSOR na França junto as Escolas, bem como socializar o resultado da avaliação realizada em 2010 sobre a trajetória da ESSOR no campo da educação no Brasil desde 1992 e em Moçambique desde 1997 (divulgação em breve nesse blog).

Na ocasião, foram realizadas visitas de campo junto às famílias beneficiárias, gestores de escolas públicas e realizados encontros de discussão institucional com as entidades parceiras da ESSOR no Brasil. Esse momento permitiu aprimorar junto aos parceiros e colaboradores da ESSOR a metodologia e abordagem das problemáticas sociais bem como identificar sinergias com outras iniciativas desenvolvidas pela ESSOR na África. Esse momento traz muita alegria e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Brasil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Delegação do Amazonas visita experiências desenvolvidas no sertão da Paraíba pela ESSOR

O Projeto Ser Tão Paraibano, cofinanciado pela União Europeia, desenvolvido pela ESSOR em parceria com o CEMAR, AMAZONA, ASDP, ASDICA e MCV, recebe entre os dias 09 a 13 de maio uma delegação do Amazonas, representada pela ADEIS e SENAC/AM, parceiras da ESSOR no Projeto “LigAção (intercâmbio entre Brasil e Moçambique). O objetivo da visita é promover uma interação das ações desenvolvidas pelos dois projetos na área de formação e inserção profissional entre os estados do Amazonas e da Paraíba.
Estão programadas encontros e visitas às entidades do Projeto “Ser Tão Paraibano” em João Pessoa, Santa Rita, Patos, Pombal e Sousa.
O Projeto “LigAção” e o Projeto “Ser Tão Paraibano” são iniciativas voltadas à geração de trabalho e renda das populações socialmente vulneráveis; o primeiro desenvolvido entre Brasil (Amazonas) e Moçambique e o segundo realizado em quatro municípios da Paraíba; apoiadas pela União Europeia, Agencia Francesa de Desenvolvimento – AFD e Comitê Francês de Solidariedade Internacional – CFSI.