quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESSOR participa do 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação

A ESSOR esteve presente no 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação Família-Escola-Comunidade, realizado de 12 a 14 de outubro, em Fortaleza/CE. Estiveram presentes cerca de 500 mobilizadores sociais, representantes de todos os Estados do Brasil, entre Secretarias de Educação, Empresas e Institutos, ONG’s e Voluntários mobilizadores em suas comunidades.

Foi um momento de trocar experiências nacionais e internacionais sobre a importância da participação efetiva das famílias, da sociedade e do poder público na melhoria da qualidade da educação.

Um dos temas de destaque foi o Plano Nacional de Educação que deverá vigorar até 2020. Além disso, o Seminário contou com exposições de especialistas do Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Guatemala, que desenvolvem estudos sobre a influência da interação família-escola-comunidade para a melhoria do ensino.

“Foi importante conhecer as políticas educacionais inovadoras, trocar experiências e  aprender com aqueles que fazem o diferencial na educação. E mais importante ainda foi confirmar que o trabalho que a ESSOR realiza há 17 anos com seus parceiros no Brasil, tem implicações qualitativas a nível pessoal e cognitivo das crianças e famílias beneficiárias.” Denise Andrade – Coordenadora de Educação ESSOR Brasil.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto de desenvolvimento institucional de organizações do terceiro setor

OFICINA DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

No dia 14 de outubro de 2011 foi realizada na Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte (Mamanguape), a II oficina do Projeto de Extensão Desenvolvimento Institucional de Organizações do Terceiro Setor (PROBEX), que teve como tema: Mobilização de Recursos.
A oficina foi facilitada pelas professoras Maria Angeluce Barbotin e Márcia Martins. VALE destacar que a parte prática da oficina ocorreu nas instalações do Laboratório de Secretáriado, o que foi um ponto muito positivo, pois proporcionou um ambiente mais real possível para a realização da dinâmica que visava exercitar a capacidade de negociação nas ONGs junto a possíveis financiadores. VALE destacar também que esta parte da oficina contou com a participação dos extensionistas José Bezerra, Jorge, Maurício, Viviane, Conceição, Oberlânia e Wilma.
VALE destacar ainda mais o aumento no número de participantes, sendo possível registrar a presença das seguintes instituições: ACOSMAM (Antônio/ Gilvan Fernandes), ACSM (Aline Rodrigues), CCBJ (Amanda Pereira/Gilvan Brás), INST. ARIPUÁS (Ana Paula), GPIB (Clênia Paula), CPCC (Daniel Pereira e Maria das Graças), ACAS (Edilson Silva), SPART (Edna Calixto), ACDPE (Irandir Isaquiel), ASJAC (Ivanildo José), CEP (João Batista, Maria de Fátima e Pedro Saulo), ACLCB (Maria José), INST. RESTAURAÇÃO (João Felino), FAPEMA (João Soares), MNLM (Joel André/Roberto), ASTRSM (José Azevedo), AJA (Maria Juliana/Wilma Santos), ESSOR (Maurício), STRRT (Sanderléia), AMAZONA (Viviane e Sara), AMCV (Selma Figueira).
Por fim, VALE destacar que a oficina de Mobilização de Recursos contou com o apoio financeiro e material da AMAZONA, ESSOR, Centro de Educação Profissional e Laboratório de Secretariado.