quinta-feira, 11 de julho de 2013

Encontro da ESSOR, ASDP e Secretaria de Educação do Município de Patos



Nessa última terça-feira (09), foi realizado um encontro entre as parcerias ESSOR, ASDP e Secretaria Municipal de Educação de Patos com o objetivo de avaliar as ações desenvolvidas entre a projeto Infância Cidadã e o Programa Mais Educação.
Participaram do encontro a Secretária de Educação do município de Patos Adalmira Marques Cajuaz, a secretária adjunta Rita de Cássia Alves, a coordenadora de educação da ESSOR no Brasil Denise Andrade , o coordenador local do projeto Movendo Cidadania da ASDP,Marcos Henriques  e as educadoras do projeto Infância Cidadãda ASDP, Eliane Marques e Cirene Medeiros, as gestoras das escolas municipais Antônio Guedes dos Santos  e CIEP IV/Alfredo Lustosa CabralAggeu de Castro, Rosilda Perônico e Suenia Santos, respectivamente. 


Projeto Movendo Cidadania recebe visita do Primeiro Conselheiro da União Europeia na Paraíba.



O conselheiro da União Europeia, Jérôme Poussielgue, acompanhado da coordenadora das atividades em educação da ESSOR Brasil, Denise Andrade, esteve nos municípios de Maturéia e Santa Luzia participando de encontros com autoridade locais, visita às atividades com as crianças na Escola Manoel Machado da Costa e às famílias beneficiadas pelo projeto Movendo Cidadania, assim como também participando de uma roda de diálogo com 40 comunitários do Sítio São João.

Como parte da programação, foi realizado o lançamento oficial do projeto Movendo Cidadania no município de Santa Luzia.




sexta-feira, 5 de julho de 2013

Projeto "Movendo Cidadania" será lançado em Santa Luzia (PB) na próxima segunda

Na próxima segunda feira (08), a Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) e a ESSOR realizarão no município de Santa Luzia (PB) lançará oficialmente o “Movendo Cidadania",  Projeto de Integração Social, Educacional e Familiar, co-financiado pela União Europeia.

Visando melhorar a integração social, educacional e familiar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto Movendo Cidadania tem o intuito de promover o protagonismo das famílias, crianças, adolescentes, jovens e mulheres na luta pelo acesso aos serviços sociais básicos. Espera-se assim, aumentar o desempenho cognitivo e comportamental das crianças e adolescentes e torná-los protagonistas na defesa e garantia dos seus direitos, bem como aumentar as capacidades de enfrentamento das problemáticas sociais das organizações locaisNessa primeira fase o projeto está sendo implementado junto à Associação Comunitária dos Quilombolas de Santa Luzia, a Prefeitura Municipal de Santa Luzia e os conselhos de direitos do município. 

A ESSOR e ASDP trazem para Santa Luzia experiências acumuladas no sertão da Paraíba e no Brasil há mais de 5 anos através das Redes "Infância Cidadã” e “Ser Tão Paraibano”, os quais envolvem diversos atores da sociedade civil na busca de alternativas educacionais e de trabalho e emprego.

O projeto surge de um estudo sobre o acesso das populações socialmente vulneráveis aos serviços básicos cuja educação é um elemento fundamental para garantia dos direitos e particularmente dos grupos mais vulneráveis como as crianças, adolescentes, jovens e mulheres.  Ele pretende beneficiar nesses próximos 4 anos mais de 800 famílias, 600 crianças, 300 adolescentes em 6 municípios do Sertão da Paraíba e do Cariri do Ceará. No Ceará, o projeto é implementado pela Associação Comunitária de Várzea Alegre – ACOMVA. 

O município Santa Luzia foi escolhido para o desenvolvimento desse projeto considerando a situação de carência social e econômica nas comunidades afastadas, bem como a mobilização dos atores locais (poder público, organizações comunitárias, conselhos de direitos, dentre outros) na busca de alternativas sustentáveis de desenvolvimento.

No evento, a ASDP e ESSOR apresentarão além dos objetivos do projeto, um levantamento sobre a realidade sócio econômica das comunidades de São Sebastião e Frei Damião realizado junto a voluntários e lideranças dessas comunidades.

A Essor é uma organização francesa de Solidariedade Internacional que atua no Brasil desde 1992 e tem sua sede no Brasil em João Pessoa desde 2005.  A ESSOR visa apoiar as populações socialmente vulneráveis na identificação e enfrentamento de suas problemáticas sociais através de programa na área da educação, geração de trabalho e renda, agricultura familiar.  Em 2011, foram mais de 3.000 beneficiários diretos atendidos pela ESSOR no Brasil sendo a maioria no Sertão da Paraíba.

A Ação Social Diocesana de Patos é uma associação sem fins lucrativos criada em 24 de maio de 1956 que desenvolve ações de Promover e articular ações de assistência social, cultural, educação de base e promoção da solidariedade a famílias e pessoas empobrecidas, em especial crianças, adolescentes, pessoas idosas, pessoas vitimadas pelo uso de drogas lícitas e/ou ilícitas, populações de rua, mulheres em situação de prostituição, pessoas com seus direitos violados e que se encontrem em situações de vulnerabilidade pessoal e social, nas áreas rural e urbana, para que vigorem a justiça social e a fraternidade humana.

Local do evento: Escola Aristarco da Silva Machado Santa Luzia PB – Bairro São Sebastião
Horário: 18:00

1º Intercamping do Copa Solidária: intercâmbio, confraternização e interação

A ESSOR realizou nos dias 28 e 29 de Julho o I Intercamping do Projeto Copa Solidária. O evento aconteceu na Granja El Shadai, em Santa Rita/PB, e reuniu 65 adolescentes e jovens atendidos pelo projeto nas comunidades: São Rafael e Timbó (João Pessoa) e município de Pombal. O encontro teve como objetivos: Promover a integração e interação dos grupos, incentivar o companheirismo, a cooperação, solidariedade dos participantes e avaliar as lições aprendidas nas atividades do Projeto Copa Solidária. Estiveram presente ao evento representantes do CPCC , AJA, CEMAR  e toda a equipe da ESSOR em João Pessoa.




ESSOR promove intercâmbio entre profissionais de educação do Brasil, França e Moçambique

A ESSOR realizou entre os dias 3 a 8 de junho a troca de experiências entre especialistas de educação do Brasil, França, Moçambique e Guiné Bissau, países em que a organização tem atuação. O intercâmbio teve como objetivo compartilhar as boas práticas educativas e dialogar sobre as políticas públicas na área de educação, bem como outros temas relacionados às vivências dos educadores e gestores das associações parceiras nesses países.

As atividades aconteceram nas cidades de Beira e Maputo em Moçambique e tiveram a participação de gestores públicos, representantes e educadores locais de organizações da sociedade civil. A delegação do Brasil esteve representada por Denise Andrade e Rosangela Santos (ESSOR no Brasil), Fábia Oliveira (Associação Comunitária de Várzea Alegre/CE), Nayara Botelho (Grupo de Apoio às Comunidades Carentes/CE) e Geraldo Aguiar (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de João Pessoa/PB).
Delegação brasileira na troca de experiência em educação Brasil, França e Moçambique.

Público participante do intercâmbio