quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Famílias da comunidade São Rafael em João Pessoa são mobilizadas pela educação



A Essor (Associação de Solidariedade Internacional), que atua no Brasil desde 1992, realizou no dia 17 de agosto a Mobilização Social pela Educação em João Pessoa/PB na comunidade de São Rafael, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Comunicação, a Associação Juventude em Ação, a Entidade Beneficente Evangélica, entidades religiosas locais, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria do Empreender/JP e Incubadoras de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba e Unidade de Saúde da Família.

O evento aconteceu durante todo o dia e contou com uma programação bastante plural. Pela manhã, foi promovido um futebol entre pais e filhos e panfletagem na comunidade. À tarde, houve apresentações culturais com a participação de grupos de dança, de Rap Citex S.A., Coral infantil da EBE,  Grupo de Adolescentes   e crianças do Projeto Atores da Cidadania que é apoiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, dentre estas, jovens das comunidades do Timbó e Citex, a secretária municipal de políticas públicas para as mulheres, Socorro Borges e equipe para ministrar oficina de artesanato para mulheres da comunidade, a coordenadora do Distrito Sanitário V (Programa de Saúde da Família), Mônica e equipe da Unidade de Saúde Local que organizou uma barraca de prevenção com atendimento ao público (aferição de pressão, verificação de glicose e distribuição de kits para saúde bucal) e Raimundo Nunes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e de Produção.

O momento também celebrou os 13 anos da Rádio Comunitária Voz Popular que é parceira da Essor nas ações de mobilização dentro da comunidade.

Na ocasião, foram distribuídas cartilhas disponibilizadas pelo  Ministério de Educação (MEC) e feitas reflexões sobre “A família e a educação de crianças e adolescentes no contexto atual”, facilitada por Rosangela Santos (educadora popular e representante da Essor), que  em sua fala enfatizou: “É de fundamental importância que os pais e mães percebam seu papel na educação dos filhos e compreendam que educar demanda tempo e dedicação no acompanhamento escolar para a garantia de uma educação de qualidade”.