quarta-feira, 23 de abril de 2014

Capacitação de Coordenadores e Educadores do Projeto Movendo Cidadania.

A Essor,  a Acomva e a Asdp estão promovendo a capacitação para coordenadores e educadores do Projeto Movendo Cidadania no município de Patos nos dias 22 a 25 de abril.

O encontro reúne 25 educadores de crianças e adolescentes  que atuam na Paraíba  e no  Ceará.  Tem como objetivo compartilhar  saberes sobre  os instrumentos  utilizados no projeto, percurso cidadão, projetos pedagógico, vivências nas oficinas temáticas, ludicidade e criatividade na educação de crianças e adolescentes, construção de jogos educativos , contação de histórias e a música como instrumento educativo.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Projeto de Formação e Inserção Profissional para as Populações Socialmente Vulneráveis do Brasil e Moçambique

A ESSOR, organização francesa de Solidariedade internacional, com escritório no Brasil em João Pessoa (PB), organiza do dia 21 a 26 de abril o III Encontro Internacional de Discussão sobre Trabalho e Renda, em Moçambique, na Cidade de Beira.

Esse evento tem por objetivo de compartilhar a experiência de cooperação entre Brasil e Moçambique no âmbito do Projeto LigAção, desenvolvido desde 2010 no Brasil e Moçambique pela ESSOR em parceria com ADEIS, INEFP e Rede Ser Tão Paraibano/a, com o apoio da União Europeia e Agência Francesa de Desenvolvimento, e visa também identificar novas perspectivas de cooperação entre países de língua portuguesa, onde ESSOR atua há mais de 10 anos.

Na Paraíba o Projeto LigAção apoiou-se em parcerias bem sucedidas com o SENAC, SENAI, SENAR, o programa Empreender Paraíba do Governo do estado, o Conselho Estadual de Trabalho e Emprego, o SINE e as Prefeituras e secretarias de vários municípios,  favorecendo o acesso a qualificação e inserção profissional para mais de 1.500 jovens e adultos socialmente vulneráveis.

Neste evento o Brasil estará representado pelo Sr. Taunay Dantas, representante da Prefeitura de Patos e membro da Comissão de Trabalho e Emprego desse município; o Sr. Filipe Viera do SENAI/FIEP; Sr. Renan Germano Secretário Executivo de Planejamento e Gestão do Governo do Estado da Paraíba; Manoel Gilson Barbosa Secretário de Assistência e Promoção Social de Manacapuru; a Sra. Telma Virginia Custodio Técnica do Programa Empreender Paraíba; a Sra. Ilza Ferreira da Associação Comunitária do Assentamento Angélica do município de Aparecida; Diana Freire representando a ONG ADEIS do estado de Manaus e representantes dos membros da Rede Ser Tão Paraibano (ESSOR, Amazona, CEMAR, ASDP e Centro Semear), além de membros do corpo técnico de ESSOR Brasil.

Para ESSOR este evento é de suma importância, pois permite compartilhar iniciativas coletivas desenvolvidas por atores públicos, privados e pela sociedade civil, na linha de geração de trabalho e renda, visando tornar as políticas públicas mais acessíveis para as camadas mais desfavorecidas da sociedade.  Nesse evento buscará identificar alternativas sustentáveis para consolidar os saberes acumulados e buscar novas estratégias para cooperação entre países de língua portuguesa onde Essor atua há mais de 10 anos como o Brasil e o Moçambique.

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Lançamento do Projeto Movendo Cidadania no município de Patos – PB





No dia 4 de abril, a ESSOR junto com a Ação Social Diocesana de Patos realizou o lançamento do Projeto Movendo Cidadania que visa melhorar a integração social, educacional e familiar de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no Médio Sertão da Paraíba e no Cariri do Ceará. O  evento aconteceu na creche Clemilda Wanderley e contou com a presença  de famílias da comunidade, gestores municipais secretários representantes de ONGs e presidentes de associações de moradores e com a participação da prefeita Francisca Mota que fez o uso da palavra e enfatizou a alegria que sente ao ver que o projeto atuará numa comunidade em situação vulnerável. 

De acordo com Frederic Barbotim, coordenador da Essor no Brasil, o projeto implantado vem trazer muitos benefícios para a comunidade, pois, a criança aproveita melhor as oportunidades que têm na educação, bem como, a convivência familiar. “A gente sabe que crianças que vivem em uma situação que não é apropriada, não conseguem ter uma boa educação. Então, esse projeto vem somar as iniciativas do governo local, mas também, fortalecer a comunidade para a questão da educação e do desenvolvimento comunitário”, afirmou.

A Prefeita de Patos, Francisca Motta, explicou que a Prefeitura Municipal, a Ação Social Diocesana e os órgãos que se aliam trabalham para que o projeto dê certo e beneficie a comunidade, tendo em vista a preocupação com as crianças e os jovens na busca pela ocupação de seu tempo com atividades que irão levá-las para o aprendizado.






quinta-feira, 10 de abril de 2014

Projeto Movendo Cidadania será lançado em Patos (PB)









A Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) e a ESSOR realizarão nessa quinta-feira, 10 de abril, o lançamento oficial do Projeto Movendo Cidadania, um projeto de Integração Social, Educacional e Familiar, co-financiado pela União Europeia.

Com o objetivo de melhorar a integração social, educacional e familiar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, o projeto Movendo Cidadania tem o intuito de promover o protagonismo das famílias, crianças, adolescentes, jovens e mulheres na luta pelo acesso aos serviços sociais básicos. Assim espera-se, aumentar o desempenho cognitivo e comportamental das crianças e adolescentes e torná-los protagonistas na defesa e garantia dos seus direitos, bem como aumentar as capacidades de enfrentamento das problemáticas sociais das organizações locais.

Nessa primeira fase, o projeto está sendo implementado junto à Associação Comunitária do bairro Mutirão e a Secretaria Municipal de Educação, o qual terá seus trabalhos desenvolvidos nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental João Rodrigues e Antônio Guedes

A ESSOR e ASDP estão trazendo para Patos experiências acumuladas no sertão da Paraíba e no Brasil há mais de 5 anos através das Redes "Infância Cidadã” e “Ser Tão Paraibano”, os quais envolvem diversos atores da sociedade civil na busca de alternativas educacionais e de trabalho e emprego.

No evento, a ASDP e ESSOR apresentarão além dos objetivos do projeto, um levantamento sobre a realidade sócio econômica da comunidade do Mutirão realizado junto a voluntários e lideranças dessa comunidade.

O Projeto Movendo Cidadania será lançado no dia 10 de abril, às 18h, na creche Cremilda Wanderley, no bairro do Mutirão, em Patos.






Aliança Empreendedora desenvolve plataforma on-line para apoio a microempreendedores.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Atividades com Crianças

No dia 26 de Março, o Projeto Movendo Cidadania em parceria com a Escola Ensino Fundamental José Sérgio da Costa lançaram o pião iniciando as ações com as crianças, na comunidade Riacho Verde, em Várzea Alegre no Ceará.


Encontro de Adolescentes

No dia 26 de Março, adolescentes participam de encontro promovido pela ABCNSF e ACOMVA, na comunidade do Riachinho em Várzea Alegre-CE.