quinta-feira, 31 de julho de 2014

Crianças do Projeto Atores da Cidadania em ação

Usando a imaginação e o prazer pela arte de desenhar, as crianças da comunidade São Rafael, em João Pessoa, participaram da oficina dobre desenho no dia 24 de julho com o designer, Eduardo Alves. A atividade foi promovida através do Projeto Atores da Cidadania II, implementado pela Essor em parceria com o CPCC e apoiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O público infantil se encantou com as técnicas facilitadas pelo profissional. Tanto que foram produzidos excelentes imagens a partir da criatividade de cada criança.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Diversão, aprendizagem e criatividade no Sertão da Paraíba

As crianças, adolescente e famílias que participam do Projeto Movendo Cidadania vivenciaram um momento todo especial na semana de 14 a 18 de julho nos municípios de Santa Luzia, Patos e Matureia no Estado da Paraíba.                                                                                        
Foram desenvolvidas rodas de diálogos sobre “Gravidez na adolescência” com os  adolescentes das comunidades de São Sebastião (Santa Luzia), Mutirão (Patos) e Sítios São João e Sucuru (Maturéia).  Com as famílias do Mocambo (Comunidade Rural em Patos) e do Sítio Sucuru (Comunidade Rural de Maturéia) aconteceram rodas de diálogos sobre “Convivência Familiar e Comunitária” e “Tipos de Violência”, respectivamente. As crianças, por sua vez, participaram de rodas de conversas sobre a cultura brasileira (contexto local do Sertão Paraibano) e europeia, conheceram sobre a França, pais onde está a sede da ESSOR, que neste mês comemora seus vinte e dois anos de atuação no Brasil e África. Também deixaram a imaginação e criatividade fluírem com produções de desenhos belíssimos sobre crianças.                 
Todas as ações foram realizadas em conjunto com as equipes de educação da ASDP (Acilina - Coord. local, Genilda e Eliane assistentes), educadoras de Crianças (Márcia, Renata, Kécia, Laudeci e Joseni), educadoras sociais (Madalena, Joseane, Juliana) das associações comunitárias e apoio de Rosangela Santos e Eduardo Alves (da Essor no Brasil).


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Acesso ao Programa COOPERAR pela comunidade São João.

       A Associação Comunitária Rural do São João I, acompanhada pelo CEMAR e os demais parceiros da Rede Sertão Paraibano/a acessaram ao programa Cooperar do Governo do Estado no valor de 100.000 reais. O Projeto é destinado para a implementação de uma Usina para produção de derivados do leite na comunidade, onde beneficiará 20 famílias com atividades de Geração de Trabalho e Renda. O presidente da Associação relatou que os beneficiados pelo projeto, receberão uma formação no período de 06 meses para iniciar as atividades. O CEMAR ficará acompanhando o processo de formação e implementação da Usina. 

Visita da Associação “COMPARTILHAR UM SORRISO E UMA FELICIDADE

 Nos dias 18 e 19 de junho o CEMAR recebeu a visita de representantes da Associação francesa “COMPARTILHAR UM SORRISO E UMA FELICIDADE”; constituída por um grupo de pessoas que estão viajando por vários lugares do Brasil em virtude da Copa do Mundo visitando e conhecendo ONG’s que desenvolvem trabalhos voltados para crianças que vivem em vulnerabilidade social. A delegação acompanhou ações desenvolvidas na instituição em suas diversas oficinas, em especial, na oficina de esportes, onde participaram junto com as crianças, adolescentes e educadores de atividades de esportes organizadas pelos educadores e pela delegação como: futebol, maratona, voleibol. Os visitantes fizeram doações de materiais esportivos e kits escolares para as crianças atendidas pela entidade fizeram também visitas de campo às comunidades onde elas residem. 

São João do CEMAR

O CEMAR realizou no dia 18 de junho o II São João pela Paz. O evento aconteceu na comunidade do Boa Esperança uma das comunidades beneficiadas pelo “Projeto Plantando Cidadania Colhendo Paz” o CEMAR preparou uma programação voltada a temática. Houve brincadeiras, jogos, quadrilhas, comidas típicas e muito mais. Participaram do evento, além dos educadores e parceiros da entidade CEMAR aproximadamente 200 pessoas e contamos também com presença da delegação francesa da associação “COMPARTILHAR UM SORRISO E UMA FELICIDADE” que estava no momento visitando a instituição.


Encerramento do Curso de Mecânica de Motos

O CEMAR realizou no dia 20 de junho o encerramento do Curso de Mecânica de Motos, o qual foi voltado para adolescentes oriundos das comunidades atendidas pelo CEMAR em suas ações. O curso contou com uma CH de 120 horas e conclui com 15 alunos (sexo masculino).  A proposta da entidade CEMAR é que alguns desses alunos sejam inseridos em uma oficina mecânica montada pela instituição para que eles possam desenvolver as habilidades adquiridas no curso. Vale lembrar que a realização do curso e a montagem da oficina foram possíveis graças a uma rede de parceria construída pela instituição CEMAR junto a AKTIONSGRUPPE (projeto Julian Munck), Projeto LigAção e PAU BRASIL  Motos.