terça-feira, 16 de agosto de 2016

ATORES DA CIDADANIA E REDES DO BEM: POR UM BEM COMUM

Voluntários e bolsistas da Redes do Bem (UFPB) vêm atuando na Comunidade São Rafael desde 2015 com ações que promovem o bem-estar físico e mental das pessoas.Dentre estas atividades, acontecem, semanalmente, práticas integrativas de saúde com as crianças que fazem parte do Projeto Atores da Cidadania. 
Esse grupo tem contribuído ainda para o letramento das crianças de 6 a 12 anos que apresentam dificuldade de leitura e escrita e que fazem parte do projeto de segunda a quinta no contra turno escolar.
As crianças participam ainda de outras atividades, realizadas por meio de outras parcerias: oficinas de Taekwondo, informática e compartilham saberes sobre diversos eixos como: garantia dos direitos, saúde e prevenção, valorização da cultura local, economia solidária, dentre outras temáticas. O Projeto Atores da Cidadania é desenvolvido na Comunidade pela Essor no Brasil em parceria com o CPCC (Centro Popular de Cultura e Comunicação) que, por sua vez, construiu outras parcerias ao longo de sua existência (Incubes, Redes do Bem, Unidade de Saúde da família, escolas públicas e familiares). Esse projeto conta com o apoio do CMDCA-JP e visa atender crianças, alunos/as de escolas públicas que enfrentam dificuldades de socialização, aprendizagem, convivência familiar, vulneráveis ao consumo   de drogas, trabalho infantil, abuso e exploração sexual na comunidade de São Rafael em João Pessoa/PB.