De 13 a 20 de outubro aconteceu o primeiro intercâmbio Sul/Sul do Projeto Ligação. Uma delegação de oito brasileiros foi à Moçambique para participar desta troca: membros da ESSOR no Brasil, de duas ONG Brasileiras (ADEIS e AMAZONA), bem como duas pessoas do SENAI da Paraíba e do Amazonas (responsáveis das ações móveis de capacitação profissional).
As atividades foram divididas em dois momentos:
- 3 dias em Beira, trabalho de terreno, visitas nas zonas de intervenções do projeto, às OSC, aos CFP parceiros, as universidades, as empresas… Cinquenta pessoas participaram destas atividades.
- 4 dias em Maputo, com a organização de um colóquio sobre “O acesso das populações vulneráveis a formação e inserção profissional: Experiências a partilhar entre Brasil e Moçambique”. Cerca de 130 pessoas assistiram à este dia de apresentação e de reflexão (trabalhos de grupos).
Uma reunião institucional entre o SENAI, um representante da ABC (Agencia Brasileira de Cooperação) no Moçambique, o INEFP, o Ministério do Trabalho, teve lugar dia 20 de outubro, e permitiu à ESSOR fazer o elo entre estes atores.
As trocas foram muito ricas, permitiram aos diferentes atores encontrar-se, alguns exprimiram a vontade de iniciar novas parcerias. O envolvimento dos atores no âmbito do projeto, a forte mobilização de pessoas da sociedade civil e pública para o seminário e as reflexões profundas sobre a metodologia do trabalho foram os principais pontos fortes identificados.