quarta-feira, 11 de abril de 2012

Programa Éducation au Dévellopement como modelo para ações de voluntariado da ESSOR no Brasil

Com o objetivo de conhecer a proposta de Éducation au Dévellopement - EAD/ESSOR na França e apresentar as ações de educação no Brasil em 2011, Denise Andrade, coordenadora das atividades de Educação da ESSOR no Brasil, esteve em Lille (França) no período de 12 a 16 de março.O Programa EAD é uma intervenção realizada nas escolas francesas de Lille e adjacências, normalmente feita por voluntários capacitados, no qual são apresentadas às crianças do ensino fundamental, as realidades dos lugares onde a ESSOR tem desenvolvido seus projetos (Guiné Bissau, Moçambique, Tchad, Cabo Verde e Brasil). O público trabalhado são turmas da 6 ème (correspondente ao 6º ano/fundamental), as quais são convidadas a colaborar com esses projetos. Denise pôde conhecer de perto esse trabalho, acompanhando a visita em três turmas da Escola Croix Blanche e relata como foi importante a experiência:

“Todas as ações desenvolvidas pela ESSOR direcionam para um melhor atendimento as crianças, adolescentes, jovens e famílias vulneráveis. Para tanto, foi formada uma grande aliança de profissionais e voluntários que dedicam seu tempo em benefício daqueles que mais precisam. Conhecer, conviver e participar dessa experiência, foi produtivo e rico de informações”.

Alunos da Escola Croix Blanche
Equipe ESSOR França


quinta-feira, 5 de abril de 2012


ESSOR compartilha experiência do Infância Cidadã no Sertão da Paraíba


Nos dias 29 a 31 de março, a Associação de Conselheiros Tutelares – ACONTECER/ SERTÂO promoveu o VI Seminário que teve como tema:  INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA PERDIDA OU DIREITOS HUMANOS VIOLADOS. O evento aconteceu no auditório da Policlínica,  no município de Pombal/PB que contou com a participação de 80 pessoas, dentre estas, Conselheiros Tutelares, representantes da sociedade civil, de várias regiões da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e  da Universidade Federal de Campina Grande.
A ESSOR participou do evento apresentando as experiências do Projeto Infância Cidadã na Paraiba, através de Rosangela Santos – assistente de projetos e das educadoras Maria Leite (João Pessoa) e Cirene Medeiros (Patos).