quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OFICINAS EDUCATIVAS: PARA GOSTAR DE LER E A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM VÁRZEA ALEGRE (CE)

Dinamismo, aprendizagem e motivação estiveram presentes na II Capacitação para Educadoras de crianças e sociais, realizada pela Essor em parceria com Acomva no município de Várzea Alegre (Ceará), nos dias 16 e 17 de setembro. Foi facilitada por Rosangela Santos que faz parte da Essor Brasil e é mestre em Educação Popular.

As oficinas tiveram o objetivo de despertar o prazer pela prática da leitura junto aos beneficiários do Projeto Movendo Cidadania, partilhar saberes e vivências das educadoras  dos municípios de Granjeiro, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira (Cariri do Ceará), saber utilizar a música como instrumento de aprendizagem e conhecer melhor os instrumentos avaliativos utilizados no projeto que é cofinanciado pela União Europeia, implementado pela Essor e executado pela Ação Social Diocesana de Patos (Asdp) e Associação Comunitária de Várzea Alegre (Acomva). 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE BASE NO CEARÁ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE RELAÇÕES DE PARCERIA


Quinta (18/Set), onze organizações sociais na região do Cariri do Ceará participaram do II Módulo do Ciclo de formação que trouxe como pauta a temática de “Relações de Parceria”, facilitado por Rosangela Santos – assistente de projetos da Essor no Brasil. Estiveram presentes, representantes de associações comunitárias dos municípios de Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira. A oficina aconteceu na ACOMVA (Associação Comunitária de Várzea Alegre), pela manhã, contou com momentos de discussão sobre tipos de parcerias, princípios de governança, dinâmicas de grupo, relatos de experiências, além disso, os participantes avaliaram o momento propício para fortalecer o fazer de suas associações,  aquisição de conhecimento de novos saberes, bem como estratégias para atuar de forma equilibrada nas comunidades locais. O grupo terá um novo encontro, em Várzea Alegre (Ceará), no dia dez de outubro, para participar do III Modulo que trará à discussão sobre a Mobilização de Recursos.



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Professora da UFPB lança com a ESSOR, AMAZONA E ADEIS publicação sobre políticas públicas de Geração de Trabalho e renda no Brasil no III Diálogo da Cooperação:

          O III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO é uma realização da Rede Ser Tão Paraibano/a – coletivo que dialoga sobre a implementação de estratégias que contribuam para o controle social das políticas públicas de geração de trabalho e renda como mecanismo de inclusão social das populações e grupos socialmente vulneráveis na Paraíba
No evento será lançada a publicação Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda: Contribuições de ESSOR e seus parceiros brasileiros, que contou com o trabalho dos autores Angeluce Soares, Cleudo Gomes e Frederic Barbotin.  Também a será lançada Rede Ser Tão Paraibano/a pela sua articuladora Viviane Alves.
Também será realizada uma mesa redonda com o tema Um olhar ampliado sobre a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente com a participação da professora Rejane de Carvalho (Economista, doutora em Sociologia e professora da UFPB), do senhor Felipe Vieira (representante da FIEP) sendo debatida pela professora Angeluce Soares (doutora em sociologia, professora da UFPB e líder do NEOS – Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade).
O evento acontecerá no dia 17 de setembro de 2014 no Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB.


Evento: III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO
Data: 17 de setembro de 2014
Horário: 18h30
Local: Sede Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB
Inscrições: no local ou através do face do evento



Contatos:

Angeluce Soare (Líder do NEOS): 8809-6461

REDE SER TÃO PARAIBANO/A REALIZA III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO: Qual o lugar da sociedade civil na política pública de geração de trabalho e renda no Brasil?

A Rede Ser Tão Paraibano/a – coletivo que dialoga sobre a implementação de estratégias que contribuam para o controle social das políticas públicas de geração de trabalho e renda como mecanismo de inclusão social das populações e grupos socialmente vulneráveis na Paraíba – realiza o III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO que tem como tema: o lugar da sociedade civil na política pública de geração de trabalho e renda no Brasil.
No evento será lançada a publicação Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda: Contribuições de ESSOR e seus parceiros brasileiros pelo coordenador geral de ESSOR no Brasil, Frederic Barbotin e também a será lançada Rede Ser Tão Paraibano/a pela sua articuladora Viviane Alves.
Será realizada uma mesa redonda com o tema Um olhar ampliado sobre a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente com a participação da professora Rejane de Carvalho (Economista, doutora em Sociologia e professora da UFPB), do senhor Felipe Vieira (representante da FIEP) e Angeluce Soares (doutora em sociologia, professora da UFPB e líder do NEOS – Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade).
O evento acontecerá no dia 17 de setembro de 2014 no Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB.


Evento: III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO
Data: 17 de setembro de 2014
Horário: 18h30
Local: Sede Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB
Inscrições: no local ou através do face do evento



Contatos:
Frederic Barbotin (Coordenador Geral de ESSOR Brasil) – 9107-2731
Aurelie Torregrossa (Assistente de ESSOR Brasil) – 9677-0112

Wilma Barreiro (Assistente de ESSOR Brasil) – 3235-8574

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Já conferiu a programação do III Diálogo da Cooperação? Você pode participar e para se inscrever é fácil:https://docs.google.com/forms/d/1dM70C-d2CZhA6Mn0FBahneEhqEHT-rY26jw1YmHFXLc/viewform?c=0&w=1





segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Capacitação para Educadores do Projeto Movendo Cidadania

Educadores/as de crianças e sociais se reuniram, em agosto, no município de Patos para mais uma capacitação promovida pelo Projeto Movendo Cidadania através das parcerias entre Essor, Asdp e Acomva. O evento aconteceu na sede da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) com o objetivo de promover integração, acesso aos novos saberes, no campo da educação não formal, e estratégias para atuar nas comunidades do Mutirão e Mocambo (Patos), São Sebastião (Santa Luzia), Sítios São João e Sucuru (Matureia). As temáticas compartilhadas entre o grupo de 15 educadores foram: “Produção dos instrumentos de monitoramento, “para gostar de ler” e a “música como elemento educativo”. Participaram também desse encontro, representantes do Cemar (Pombal)  e CPCC (João Pessoa).