O Projeto Infância Cidadã, através da parceria entre a ESSOR e a ACOMVA (Associação Comunitária de Várzea Alegre – Ceará), realizou nos meses de outubro e novembro, quatro rodas de diálogos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ormecinda Siebra Leite, no bairro da Varjota (Várzea Alegre/CE), onde crianças, famílias, escola, conselhos tutelar e de direitos da Criança e do Adolescente puderam compartilhar sobre a Convivência Familiar Feliz.
Em cada encontro, a média de participantes era de 30 pessoas que se reuniram com o intuito de fomentar a discussão e reflexão sobre a essa temática, no sentido de favorecer a troca de saberes, melhorias no relacionamento entre e pais e filhos, a corresponsabilidade na educação, o papel de cada um desses segmentos para a melhoria das relações familiares, a partir da compreensão e do conhecimento do outro.
As famílias tiveram um papel muito importante nesse processo, pois a partir dessas discussões coletivas, saíram mais empoderadas e fortalecidas para resolverem problemas cotidianos no relacionamento familiar, além de estreitar o contato e a parceria com a escola onde seus filhos passam boa parte do tempo.
A escola, por sua vez, deu grandes contribuições para que esses momentos significativos acontecessem, favorecendo a participação de todas as pessoas.
A colaboração da ESSOR e dos Conselhos Tutelar e de Direito foram de grande valia, pois trouxeram às rodas, de forma dinâmica e criativa, um diálogo participativo, possibilitando às famílias um entendimento maior sobre as problemáticas que estas enfrentam no seu dia a dia dentro de seus lares. Aos participantes, abriram-se espaços para avaliar o que foi compartilhado e, com o apoio de todos os profissionais que participam do projeto de forma direta e indireta, dentre eles: educadores, assistente social, conselheiros tutelares e gestor escolar, a roda de diálogo foi abrilhantada com apresentações teatrais e musicais, realizadas pelas crianças, público alvo do Projeto Infância Cidadã.
De acordo com Cristina Inácio, diretora escolar: “Essas discussões foram muito valiosas para as crianças e famílias e que a parceria deveria continuar sempre, pois em pouco tempo, já foi possível perceber mudanças.”
Para o presidente do Conselho Tutelar do município de Varzea Alegre, Francisco de Almeida Moraes Júnior, " é uma honra participar desse grande projeto, pois através do mesmo vemos a importância da convivência familiar cada vez mais voltada para as crianças e seus familiares. Além disso, essas famílias, que são a base estrutural de uma vida educacional, estão abrindo novos horizontes".
Percebe-se, portanto, a importância de se fomentar espaços de discussões, como esses, entre os vários segmentos da sociedade, pois a efetividade e eficácia da convivência da criança, na família, dependem da sensibilização e ação dos pais ou do responsável, da atuação continua da escola, encarregada do processo educativo em todos os seus aspectos, e da organização e o funcionamento dos Conselhos Tutelar e de Direito, que numa ação conjunta, podem garantir que “toda criança ou adolescente tem direito a ser criado e educado no seio da sua família” (Art. 19 – ECA).
Rosangela Santos (Dez/ 2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário