A ESSOR, junto com a Associação para Desenvolvimento Integrado e Sustentável (ADEIS), a Rede Ser Tão Paraibano/a e o Instituto Nacional de Formação e Emprego (INEFP) de Moçambique, estarão promovendo no período de 4 a 15 de junho um intercâmbio de experiências em formação e inserção profissional entre Brasil e Moçambique.
No dia 04 de junho, uma delegação composta por organizações moçambicanas (INEFP, Acordo de Paz e Amparo) chega à Paraíba para conhecer alternativas de trabalho, emprego e renda decentes em João Pessoa, Campina Grande, Patos e Pombal, bem como compartilhar suas experiências na mesma temática com organizações locais (SENAI, SENAC e Ongs). No dia 09, a mesma delegação embarca em direção ao Amazonas, dando continuidade ao intercâmbio, e para participar do 2º Encontro de Discussão “Trilhando Caminhos e Experiências entre Brasil e Moçambique” que ocorrerá dia 13 em Manaus.
O 2º Encontro de Discussão “Trilhando Caminhos e Experiências entre Brasil e Moçambique” é a continuação das discussões e encaminhamentos ocorridos em outubro de 2011, realizado em Maputo, capital de Moçambique. A ocasião contou com a participação significativa do SENAI/PB, União Europeia, Embaixada do Brasil em Moçambique, brasileiros e moçambicanos da sociedade civil, entre outros, possibilitando o estreitamento dos laços de cooperação entre os dois países para melhorar o acesso das populações socialmente vulneráveis à qualificação profissional e, consequentemente, inseri-las no mundo do trabalho.
Essa iniciativa tem o apoio financeiro da União Europeia e da Agencia Francesa de Desenvolvimento – AFD e faz parte do programa de cooperação “LigAção”, cujo objetivo é favorecer o acesso à qualificação profissional das populações socialmente vulneráveis da Paraíba e do Amazonas, no Brasil, e da Província de Sofala, em Moçambique.
Nenhum comentário:
Postar um comentário