sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Movendo Cidadania e as últimas notícias

O Movendo Cidadania está a todo vapor! Confira as últimas notícias em nosso boletim informativo abaixo ou, se preferir, clique aqui e obtenha a versão completa em PDF..



terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mobilização Social pela Educação no Sertão da Paraíba



Nos últimos dias 02 e 03 de outubro de 2013, as instituições ESSOR e ASDP, realizaram através do projeto Movendo Cidadania, financiado com recursos da União Europeia, capacitações para Mobilizadores Sociais pela Educação nos municípios de Patos e Santa Luzia, estas capacitações tem como objetivo garantir a todo(a)s o direito de aprender e que os esforços dependem da articulação de uma rede de proteção integral em torno das Crianças e dos Adolescentes e foi realizada pela Prof.ª Ivanete Santos Coordenadora Nacional da Mobilização Social pela Educação do MEC.

Em Patos, este momento contou com a presença de 72 pessoas de diversos segmentos como Secretarias Municipais, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), gestores escolares, Associações, ONGs e Conselhos Tutelares. Além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Patos para realização desta atividade.

Já em Santa Luzia, compareceram 95 pessoas de diversos segmentos como Secretarias Municipais, ONGs, gestores escolares, Conselho Tutelar, Associações dos Municípios de Santa Luzia, Patos, Várzea, Desterro e Assunção na Paraíba.Além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia para realização desta atividade.
Após estes encontros em Patos e Santa Luzia, foram definidascomissões para elaboração de proposta do Plano de Ação para 2014, a fim de serem apresentadas aos comitês em novembro, com intuito de dar continuidade as ações da Mobilização Social pela Educação nos municípios de Patos e Santa Luzia.

O Projeto Movendo Cidadania visa Melhorar a integração social, educacional e familiar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de ações voltadas para famílias para garantir os direitos da criança e adolescentes em seis municípios do Sertão da Paraíba e do Cariri do Ceará. Este projeto é co-financiado pela União Europeia e AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento).

Desde 2012, a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, ASDP e ESSOR através do Programa Mais Educação e Projeto Infância Cidadã, compartilha com toda comunidade de Patos e municípios adjacentes, a importância do envolvimento de todos pela qualidade da educação, sejam instituições governamentais, não governamentais, entidades religiosas, famílias e conselhos de direitos

Os próximos encontros das comissões de Mobilização Social pela Educação de João Pessoa, está marcado para:

Santa Luzia: dia 22/10 às 14:00h na Secretaria Municipal de Educação;
Patos: dia 23/10 às 14:00h na ASDP (Ação Social Diocesana de Patos).


Mobilização Social pela Educação em João Pessoa


No ultimo dia 01 de outubro de 2013, as instituições ESSOR, CPCC, AJA e EBE, realizaram através do projeto Atores da Cidadania, financiado com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – JP, umareunião com o objetivo de apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação e sensibilizar os diversos atores locais para melhorar a qualidade da educação no município de João Pessoa, resgatando a atuação do Comitê de Mobilização local. Este momento contou com a presença da coordenação nacional da MSE/MEC, Prof.ª Ivanete Santos e 19 participantes dos seguintes segmentos: Secretarias Municipais de João Pessoa, Unidade de Saúde da Família (PSF) da comunidade São Rafael, Escolas (Professores e coordenadores), ONGs, Associações Comunitárias, e usuários de seus serviços.Este processo é de fundamental importância para a construção da qualidade da educação em nosso município. 

Após este encontro em João Pessoa, foi definida uma comissão para elaboração de proposta do Plano de Ação para 2014, a fim de serem apresentadas aos comitês em novembro, com intuito de dar continuidade as ações da Mobilização Social pela Educação no município de João Pessoa. 

O Projeto Atores da Cidadania visa contribuir na diminuição do índice de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes em situação de risco nas comunidades de São Rafael e Timbó, no município de João Pessoa. O próximo encontro da comissão de Mobilização Social pela Educação de João Pessoa, está marcado para o dia 17 de outubro às 9:00h na ESSOR.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A ESSOR, CPCC, AJA e EBE através do projeto Atores da Cidadania financiado com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – JP, realizará no próximo dia 01 de outubro de 2013, reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação (MSE) que contará com a presença da coordenação nacional da MSE/MEC, profa. Ivanete Santos e, onde será discutido o objetivo e a atuação dos mobilizadores em João Pessoa. Este processo é de fundamental importância para a construção da qualidade da educação em nosso município.

O Projeto Atores da Cidadania visa contribuir na diminuição do índice de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes em situação de risco nas comunidades de São Rafael e Timbó, no município de João Pessoa.

Encontros Locais com Organizações da sociedade Civil no sertão Paraibano

Encontro Local - Munícipio Cacimbas PB.
Nos dias 27 e 29 de Agosto e 05 de Setembro foram realizados nos municípios de Pombal, Patos e Cacimbas no Sertão Paraibano três encontros avaliativos onde se pode perceber os pontos negativos, positivos e as mudanças já identificadas com as ações desenvolvidades através do Projeto “Compartilhando Idéias e Construindo Parcerias na Paraíba” – Projeto de Acesso as Políticas de Qualificação e Inserção Profissional na Paraíba – Brasil executado pela ESSOR Brasil e a Amazona em parceria com a Ação Diocesana de Patos e o CEMAR em Pombal e co-financiado pelo Comitê Frances de Solidariedade Internacional – CFSI, União Europeia e a Agencia Francesa de Desenvolvimento- AFD. Essas atividades ocorreram-nos próprios polos onde contamos com a presença de 62 participantes
Encontro Local - Município Patos

Esse projeto tem como um dos seus objetivos Contribuir com o aumento da participação da Sociedade Civil na elaboração, implementação e controle social das políticas públicas de qualificação e inserção profissional na Paraíba.
Essas avaliações deram inicio ao processo avaliativo que vai finalizar no dia 19 de setembro com o encontro coletivo, aonde iremos através de representações das OSCs – Organizações da Sociedade Civil fechar mais um ciclo de formações celebrando e socializando essas avaliações feitas em cada município.

Encontro Local - Município de Pombal


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A comissão Municipal de Emprego e Renda de Patos realizou na noite do dia 04 de setembro, na Associação Industrial e Comercial de Patos (ACIAP) o lançamento do seu folder institucional realizado com apoio da Prefeitura Municipal de Patos e assessoria do projeto “Compartilhando Ideias e Construindo Parcerias na Paraíba - Acesso as Políticas Públicas de Qualificação e Inserção Profissional” desenvolvido na Paraíba pela ESSOR, Amazona, Ação Social Diocesana de Patos - ASDP e CEMAR em parceria com o Conselho Estadual de Trabalho e Emprego da Paraíba. Esse folder visa democratizar a informação sobre a comissão no município de Patos, divulgando sua missão e suas atividades e assim buscando mobilizar os diversos seguimentos da sociedade e a população sobre a importância do controle social das politicas públicas de trabalho e renda no município. A comissão aproveitou esse momento para convidar representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste a expor e dialogar sobre as linhas públicas de financiamentos bancários.
Oferecendo  uma oportunidade de conhecer as possibilidades de acesso a linhas de crédito de programas do governo federal destinadas à diversos setores da economia. Em breve a Comissão realizará outros momentos públicos para tornar o seu papel mais conhecido junto a população possibilitando uma maior participação da sociedade na elaboração, implementação e controle social das politicas públicas de trabalho e emprego no município.

Para ESSOR e seus parceiros, esse momento foi muito significativo dos esforços realizados junto as autoridades locais, organizações da sociedade civil, do SINE PB  e Conselho estadual de Trabalho e Emprego desde 2010 através dos ciclos de formações e encontros de discussão realizado na região do Sertão da Paraíba.  Sendo assim torna-se mais eficiente o acesso as politicas públicas de trabalho e emprego em prol dos jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Além de salientar que esses eventos e as ações desenvolvidas desde 2010 estão inseridas no Programa “Sociedade Civil e Participação” Comitê Francês de Solidariedade Internacional apoiado pela Agencia Francesa de Desenvolvimento.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Formação da rede de educadores sociais

A ESSOR Brasil realizou uma formação para Rede de Educadoras/es Sociais, na cidade de Patos no período de 02 a 06 de setembro do corrente ano. Estiveram presentes ao evento coordenadoras/es e educadoras/es dos Projetos: Movendo Cidadania, Infância Cidadã, Copa Solidária, e Atores da Cidadania realizados em parcerias com as instituições: ASDP (Patos), ACOMVA (Várzea Alegre-CE), ADEIS (Manaus-AM), ABCNSF (Associação Beneficente Cultural Nossa Senhora de Fátima- Barra de Riachinho-Várzea), Associação de Quilombolas (Santa Luzia), CEMAR(Pombal), EBE, AJA e CPCC, ambas da cidade de João Pessoa.

Durante a mesma semana, duas educadoras sociais das cidades de Maturéia e Várzea Alegre participaram das atividades de capacitação do Balcão de Emprego - projeto LigAção (Multipaís) com o intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pelos AOP’s (Agentes de Orientação Profissional).

Segundo a equipe da educação da ESSOR, essa formação teve como objetivo o fortalecimento do grupo, soma das experiências e saberes. Dentre as Temáticas trabalhadas deu-se ênfase à Convivência Familiar e Comunitária e a Mobilização Social pela Educação”.



Representantes do Projeto Movendo Cidadania participam de Workshop em Brasília

Delegação da União Europeia no Brasil promoveu Workshop sobre Metodologia do Quadro Lógico e Monitoramento Baseado em Resultados para as Entidades Parceiras, no período de 20 a 23 de agosto em Brasília. Denise Andrade da ESSOR e Fábia Oliveira da ACOMVA foram representando o projeto Movendo Cidadania.

Na oportunidade participaram 12 entidades com projetos iniciados em 2013, parceiras da UE. O consultor Luciano Padrão conduziu o curso através de conceitos e práticas que serão utilizados no monitoramento e avaliação das ações dos projetos.



ESSOR e ACOMVA participam de reunião com técnicos da Mobilização Social pela Educação em Brasília

Tendo como finalidade discutir a ampliação da MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO na Paraíba, foi realizado no dia 21 de agosto, uma reunião com a equipe técnica da mobilização no MEC.

Além das ações de incentivo à qualidade na educação em João Pessoa e Patos, os municípios de Santa Luzia e Maturéia também serão contemplados com ações de incentivo a mobilização.

Estiveram presentes Denise Andrade (coordenadora de Educação da Essor no Brasil), Fábia Oliveira (coordenadora do projeto Movendo Cidadania da ACOMVA), Gustavo Paraguassu, Luiza Carvalhal e Paulo Ronaldo dos Santos do MEC.



quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Famílias da comunidade São Rafael em João Pessoa são mobilizadas pela educação



A Essor (Associação de Solidariedade Internacional), que atua no Brasil desde 1992, realizou no dia 17 de agosto a Mobilização Social pela Educação em João Pessoa/PB na comunidade de São Rafael, em parceria com o Centro Popular de Cultura e Comunicação, a Associação Juventude em Ação, a Entidade Beneficente Evangélica, entidades religiosas locais, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Coordenadoria do Empreender/JP e Incubadoras de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba e Unidade de Saúde da Família.

O evento aconteceu durante todo o dia e contou com uma programação bastante plural. Pela manhã, foi promovido um futebol entre pais e filhos e panfletagem na comunidade. À tarde, houve apresentações culturais com a participação de grupos de dança, de Rap Citex S.A., Coral infantil da EBE,  Grupo de Adolescentes   e crianças do Projeto Atores da Cidadania que é apoiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, dentre estas, jovens das comunidades do Timbó e Citex, a secretária municipal de políticas públicas para as mulheres, Socorro Borges e equipe para ministrar oficina de artesanato para mulheres da comunidade, a coordenadora do Distrito Sanitário V (Programa de Saúde da Família), Mônica e equipe da Unidade de Saúde Local que organizou uma barraca de prevenção com atendimento ao público (aferição de pressão, verificação de glicose e distribuição de kits para saúde bucal) e Raimundo Nunes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e de Produção.

O momento também celebrou os 13 anos da Rádio Comunitária Voz Popular que é parceira da Essor nas ações de mobilização dentro da comunidade.

Na ocasião, foram distribuídas cartilhas disponibilizadas pelo  Ministério de Educação (MEC) e feitas reflexões sobre “A família e a educação de crianças e adolescentes no contexto atual”, facilitada por Rosangela Santos (educadora popular e representante da Essor), que  em sua fala enfatizou: “É de fundamental importância que os pais e mães percebam seu papel na educação dos filhos e compreendam que educar demanda tempo e dedicação no acompanhamento escolar para a garantia de uma educação de qualidade”.