terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mobilização Social pela Educação no Sertão da Paraíba



Nos últimos dias 02 e 03 de outubro de 2013, as instituições ESSOR e ASDP, realizaram através do projeto Movendo Cidadania, financiado com recursos da União Europeia, capacitações para Mobilizadores Sociais pela Educação nos municípios de Patos e Santa Luzia, estas capacitações tem como objetivo garantir a todo(a)s o direito de aprender e que os esforços dependem da articulação de uma rede de proteção integral em torno das Crianças e dos Adolescentes e foi realizada pela Prof.ª Ivanete Santos Coordenadora Nacional da Mobilização Social pela Educação do MEC.

Em Patos, este momento contou com a presença de 72 pessoas de diversos segmentos como Secretarias Municipais, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), gestores escolares, Associações, ONGs e Conselhos Tutelares. Além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Patos para realização desta atividade.

Já em Santa Luzia, compareceram 95 pessoas de diversos segmentos como Secretarias Municipais, ONGs, gestores escolares, Conselho Tutelar, Associações dos Municípios de Santa Luzia, Patos, Várzea, Desterro e Assunção na Paraíba.Além de contar com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Luzia para realização desta atividade.
Após estes encontros em Patos e Santa Luzia, foram definidascomissões para elaboração de proposta do Plano de Ação para 2014, a fim de serem apresentadas aos comitês em novembro, com intuito de dar continuidade as ações da Mobilização Social pela Educação nos municípios de Patos e Santa Luzia.

O Projeto Movendo Cidadania visa Melhorar a integração social, educacional e familiar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através de ações voltadas para famílias para garantir os direitos da criança e adolescentes em seis municípios do Sertão da Paraíba e do Cariri do Ceará. Este projeto é co-financiado pela União Europeia e AFD (Agência Francesa de Desenvolvimento).

Desde 2012, a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, ASDP e ESSOR através do Programa Mais Educação e Projeto Infância Cidadã, compartilha com toda comunidade de Patos e municípios adjacentes, a importância do envolvimento de todos pela qualidade da educação, sejam instituições governamentais, não governamentais, entidades religiosas, famílias e conselhos de direitos

Os próximos encontros das comissões de Mobilização Social pela Educação de João Pessoa, está marcado para:

Santa Luzia: dia 22/10 às 14:00h na Secretaria Municipal de Educação;
Patos: dia 23/10 às 14:00h na ASDP (Ação Social Diocesana de Patos).


Mobilização Social pela Educação em João Pessoa


No ultimo dia 01 de outubro de 2013, as instituições ESSOR, CPCC, AJA e EBE, realizaram através do projeto Atores da Cidadania, financiado com recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA – JP, umareunião com o objetivo de apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação e sensibilizar os diversos atores locais para melhorar a qualidade da educação no município de João Pessoa, resgatando a atuação do Comitê de Mobilização local. Este momento contou com a presença da coordenação nacional da MSE/MEC, Prof.ª Ivanete Santos e 19 participantes dos seguintes segmentos: Secretarias Municipais de João Pessoa, Unidade de Saúde da Família (PSF) da comunidade São Rafael, Escolas (Professores e coordenadores), ONGs, Associações Comunitárias, e usuários de seus serviços.Este processo é de fundamental importância para a construção da qualidade da educação em nosso município. 

Após este encontro em João Pessoa, foi definida uma comissão para elaboração de proposta do Plano de Ação para 2014, a fim de serem apresentadas aos comitês em novembro, com intuito de dar continuidade as ações da Mobilização Social pela Educação no município de João Pessoa. 

O Projeto Atores da Cidadania visa contribuir na diminuição do índice de vulnerabilidade social das crianças e adolescentes em situação de risco nas comunidades de São Rafael e Timbó, no município de João Pessoa. O próximo encontro da comissão de Mobilização Social pela Educação de João Pessoa, está marcado para o dia 17 de outubro às 9:00h na ESSOR.