sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Aliança Francesa e ESSOR apresentam os resultados dos Projetos “2014, Uma Copa Solidaria” e “Atores da Cidadania II”

Na manhã do ultimo dia 18, a ESSOR e Aliança Francesa juntamente com seus parceiros realizaram, um momento de discussão e debate sobre os resultados alcançados no ano de 2014 e as perspectivas futuras para este projeto.

Esse projeto visa melhorar os conhecimentos dos adolescentes e jovens para o enfrentamento das problemáticas infanto-juvenis, adquirindo novas competências e habilidades técnicas, linguística e cognitiva. Assim como, favorecer o protagonismo dos jovens para garantia dos seus direitos, oferecer alternativas dignas de trabalho e renda, prevenindo assim, as violências contra crianças e adolescentes de comunidades socialmente vulneráveis de João Pessoa e do Sertão da Paraíba.

O projeto foi implementado em 2012, junto ao Centro Popular de Cultura e Comunicação - CPCC da Comunidade São Rafael em João Pessoa, e ao Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva – CEMAR em Pombal. Em 2013, as ações ampliaram-se para a comunidade do Timbó em João Pessoa em parceria com a Associação Juventude em Ação – AJA.


Este momento contou com a presença adolescentes, jovens e famílias das comunidades beneficiadas pelo projeto, Carole Spione diretora da Aliança Francesa, Frédéric Barbotin coordenador da ESSOR no Brasil, representantes das instituições parceiras Centro Popular de Cultura e Comunicação – CPCC e Associação Juventude em Ação - AJA, educadoras das Comunidades São Rafael e Timbó, Professores da Aliança Francesa, técnicos da ESSOR, além de representações da Mais Brasil Turismo, Aldeias Infantis SOS, Secretaria de Educação do Município de João Pessoa- SEDEC/JP, AMAZONA, Secretaria de Mulheres do Município de João Pessoa, Juventude Operaria Cristã/Católica, TV Cidade, Portal Livre, INCUBES/UFPB, CRAS Mangabeira, Pastoral do Menor – PAMEM, Rede de Infância Cidadã – Recid e Fórum DCA.
 

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

terça-feira, 18 de novembro de 2014

II Intercâmbio "Juntos Pela Educação" entre Brasil, Chade, França, Guiné Bissau e Moçambique

Entre os dias 3 a 8 de novembro de 2014, a ESSOR em parceria com ASDP e ACOMVA realizou o II Intercâmbio de Educação entre Brasil, Chade, França, Guiné Bissau e Moçambique com o objetivo de compartilhar experiências educativas e de desenvolvimento cognitivo e comportamental com crianças e adolescentes socialmente vulneráveis nesses países.

O encontro veio consolidar a atuação da ESSOR e seus parceiros para promoção e defesa dos direitos da criança e adolescente em situação de risco social na busca de alternativas para uma educação de qualidade para todos.

Dentro da programação, foi realizada uma oficina no dia 5, no município de Patos, sobre a Mobilização Social pela Educação, cujos objetivos foram apresentar aos participantes a parceria e a importância do Plano Nacional de Mobilização Social pela Educação - MEC e como os comitês municipais de mobilização estão atuando nos Estados do Ceará e Paraíba, através do projeto Movendo Cidadania que é cofinanciado pela União Europeia.

A oficina foi facilitada por Rosangela Santos que atua na área de Educação da ESSOR e contou com cerca de 67 participantes, dentre eles, atores locais de diversos segmentos da sociedade civil e representantes governamentais dos municípios de Patos, Maturéia, João Pessoa da Paraíba e Várzea Alegre, Granjeiro, Lavras da Mangabeira do Ceará, além dos representantes dos países participantes.




sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Encontro anual de encerramento e avaliação participativa do Projeto Atores da Cidadania II

Sexta (24/out), a ESSOR e seus parceiros AJA e CPCC organizaram e participaram na comunidade do Timbó do Encontro Anual de Encerramento e Avaliação Participativa do Projeto Atores da Cidadania II. O evento teve  o objetivo de discutir os impactos das ações do projeto no processo educativo e social das crianças e adolescentes nas famílias e nas escolas das comunidades São Rafael e Timbó. Nesse momento, contamos com a participação do grupo de dança de swing  e jiu jitsu do Timbó; apresentação do coral infantil com música e flauta; apresentação teatral com os adolescentes da comunidade São Rafael e inúmeros depoimentos do adolescentes participantes do projeto, além de falas com representantes do CMDCA, CPCC e ESSOR. Contamos também com a presença de representações da Aldeias SOS, CRAS de mangabeira, RECID e Escola Estadual Professor Raul Córdula.


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

MOVENDO CIDADADIA DA PARAÍBA AO CARIRI DO CEARÁ

As ações não param na Paraíba e no Ceará! As equipes locais que atuam nos municípios onde acontece o Projeto Movendo Cidadania receberam visitas das equipes da Essor (Denise, Rosangela e Aurélie) para acompanhamento das atividades e colaborar, facilitando os encontros, oficinas e visitas às comunidades. A visita aconteceu na semana de 6 a 10 de outubro e teve uma programação bem dinâmica com reuniões, momentos com as crianças e adolescentes e articulação institucional para os preparativos do II Intercâmbio de Educação que acontecerá em novembro.




OFICINA SOBRE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS COM ORGANIZAÇÃO SOCIAIS DE BASES NO SERTÃO DA PARAÍBA E CARIRI DO CEARÁ

Nos dias 8 e 9 (out/14), representantes das associações comunitárias do Sertão da Paraíba (Patos, Santa Luzia e Matureia) e Cariri do Ceará (Várzea Alegre, Granjeiro, Riacho Verde e Lavras da Mangabeira) participaram da oficina sobre “Mobilização de Recursos”, facilitada pela Essor (Rosangela Santos). Objetivo dessa atividade é desenvolver nessas organizações sociais a habilidade de mobilizar recursos humanos, financeiros e materiais a fim de que desenvolvam ações significativas nas comunidades onde estão inseridas, cujo público alvo é atingido pelo Projeto Movendo Cidadania, que é cofinanciado pela União Europeia, implemantado pela Essor e executado em parceria com a Asdp (Patos/PB) e Acomva (Várzea Alegre/CE).




quarta-feira, 15 de outubro de 2014

15 de outubro, Dia dos Professores


Diversão & Arte no Sertão da Paraíba através do Projeto Movendo Cidadania

Através da ludicidade e da arte, as crianças do Mutirão e do Mocambo (Patos/PB) realizaram atividades recreativas e construíram brinquedos populares na semana da criança e participaram de momentos recreativos. Nessas oficinas, as crianças desenvolveram a capacidade criatividade que, aliada ao trabalho em grupo, perceberam diversos valores como cooperação, respeito, dentre outros. A participação dinâmica das crianças tornou-se o foco principal da atividade, fazendo um resgate de brincadeiras e na construção de brinquedos, vivenciados por seus pais na infância.

No dia 10 (out/14), mais de cem crianças que moram na comunidade São Sebastião (Santa Luzia/Pb), tiveram uma manhã divertida com banho de piscina na AABB. A programação contou com o apoio dos profissionais da Escola Municipal Aristarco Machado, oficineiros do Mais Educação e equipe do Projeto Movendo Cidadania.







quarta-feira, 24 de setembro de 2014

OFICINAS EDUCATIVAS: PARA GOSTAR DE LER E A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM EM VÁRZEA ALEGRE (CE)

Dinamismo, aprendizagem e motivação estiveram presentes na II Capacitação para Educadoras de crianças e sociais, realizada pela Essor em parceria com Acomva no município de Várzea Alegre (Ceará), nos dias 16 e 17 de setembro. Foi facilitada por Rosangela Santos que faz parte da Essor Brasil e é mestre em Educação Popular.

As oficinas tiveram o objetivo de despertar o prazer pela prática da leitura junto aos beneficiários do Projeto Movendo Cidadania, partilhar saberes e vivências das educadoras  dos municípios de Granjeiro, Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira (Cariri do Ceará), saber utilizar a música como instrumento de aprendizagem e conhecer melhor os instrumentos avaliativos utilizados no projeto que é cofinanciado pela União Europeia, implementado pela Essor e executado pela Ação Social Diocesana de Patos (Asdp) e Associação Comunitária de Várzea Alegre (Acomva). 


terça-feira, 23 de setembro de 2014

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS DE BASE NO CEARÁ PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE RELAÇÕES DE PARCERIA


Quinta (18/Set), onze organizações sociais na região do Cariri do Ceará participaram do II Módulo do Ciclo de formação que trouxe como pauta a temática de “Relações de Parceria”, facilitado por Rosangela Santos – assistente de projetos da Essor no Brasil. Estiveram presentes, representantes de associações comunitárias dos municípios de Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira. A oficina aconteceu na ACOMVA (Associação Comunitária de Várzea Alegre), pela manhã, contou com momentos de discussão sobre tipos de parcerias, princípios de governança, dinâmicas de grupo, relatos de experiências, além disso, os participantes avaliaram o momento propício para fortalecer o fazer de suas associações,  aquisição de conhecimento de novos saberes, bem como estratégias para atuar de forma equilibrada nas comunidades locais. O grupo terá um novo encontro, em Várzea Alegre (Ceará), no dia dez de outubro, para participar do III Modulo que trará à discussão sobre a Mobilização de Recursos.



terça-feira, 16 de setembro de 2014

Professora da UFPB lança com a ESSOR, AMAZONA E ADEIS publicação sobre políticas públicas de Geração de Trabalho e renda no Brasil no III Diálogo da Cooperação:

          O III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO é uma realização da Rede Ser Tão Paraibano/a – coletivo que dialoga sobre a implementação de estratégias que contribuam para o controle social das políticas públicas de geração de trabalho e renda como mecanismo de inclusão social das populações e grupos socialmente vulneráveis na Paraíba
No evento será lançada a publicação Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda: Contribuições de ESSOR e seus parceiros brasileiros, que contou com o trabalho dos autores Angeluce Soares, Cleudo Gomes e Frederic Barbotin.  Também a será lançada Rede Ser Tão Paraibano/a pela sua articuladora Viviane Alves.
Também será realizada uma mesa redonda com o tema Um olhar ampliado sobre a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente com a participação da professora Rejane de Carvalho (Economista, doutora em Sociologia e professora da UFPB), do senhor Felipe Vieira (representante da FIEP) sendo debatida pela professora Angeluce Soares (doutora em sociologia, professora da UFPB e líder do NEOS – Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade).
O evento acontecerá no dia 17 de setembro de 2014 no Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB.


Evento: III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO
Data: 17 de setembro de 2014
Horário: 18h30
Local: Sede Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB
Inscrições: no local ou através do face do evento



Contatos:

Angeluce Soare (Líder do NEOS): 8809-6461

REDE SER TÃO PARAIBANO/A REALIZA III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO: Qual o lugar da sociedade civil na política pública de geração de trabalho e renda no Brasil?

A Rede Ser Tão Paraibano/a – coletivo que dialoga sobre a implementação de estratégias que contribuam para o controle social das políticas públicas de geração de trabalho e renda como mecanismo de inclusão social das populações e grupos socialmente vulneráveis na Paraíba – realiza o III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO que tem como tema: o lugar da sociedade civil na política pública de geração de trabalho e renda no Brasil.
No evento será lançada a publicação Políticas Públicas de Geração de Trabalho e Renda: Contribuições de ESSOR e seus parceiros brasileiros pelo coordenador geral de ESSOR no Brasil, Frederic Barbotin e também a será lançada Rede Ser Tão Paraibano/a pela sua articuladora Viviane Alves.
Será realizada uma mesa redonda com o tema Um olhar ampliado sobre a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente com a participação da professora Rejane de Carvalho (Economista, doutora em Sociologia e professora da UFPB), do senhor Felipe Vieira (representante da FIEP) e Angeluce Soares (doutora em sociologia, professora da UFPB e líder do NEOS – Núcleo de Estudos sobre Organização e Sociedade).
O evento acontecerá no dia 17 de setembro de 2014 no Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB.


Evento: III DIÁLOGO DA COOPERAÇÃO
Data: 17 de setembro de 2014
Horário: 18h30
Local: Sede Auditório do SINTTEL/PB localizado à rua Rodrigues de Aquino, 290 Centro João Pessoa – PB
Inscrições: no local ou através do face do evento



Contatos:
Frederic Barbotin (Coordenador Geral de ESSOR Brasil) – 9107-2731
Aurelie Torregrossa (Assistente de ESSOR Brasil) – 9677-0112

Wilma Barreiro (Assistente de ESSOR Brasil) – 3235-8574

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Já conferiu a programação do III Diálogo da Cooperação? Você pode participar e para se inscrever é fácil:https://docs.google.com/forms/d/1dM70C-d2CZhA6Mn0FBahneEhqEHT-rY26jw1YmHFXLc/viewform?c=0&w=1





segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Capacitação para Educadores do Projeto Movendo Cidadania

Educadores/as de crianças e sociais se reuniram, em agosto, no município de Patos para mais uma capacitação promovida pelo Projeto Movendo Cidadania através das parcerias entre Essor, Asdp e Acomva. O evento aconteceu na sede da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP) com o objetivo de promover integração, acesso aos novos saberes, no campo da educação não formal, e estratégias para atuar nas comunidades do Mutirão e Mocambo (Patos), São Sebastião (Santa Luzia), Sítios São João e Sucuru (Matureia). As temáticas compartilhadas entre o grupo de 15 educadores foram: “Produção dos instrumentos de monitoramento, “para gostar de ler” e a “música como elemento educativo”. Participaram também desse encontro, representantes do Cemar (Pombal)  e CPCC (João Pessoa).

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO PROJETO ATORES DA CIDADANIA REALIZAM ATIVIDADE NA COMUNIDADE SÃO RAFAEL

        Sábado (16), O Centro Popular de Cultura e Comunicação inaugurou o Ponto de Cultura na comunidade São Rafael na capital e, dentro da programação, foram realizadas atividades que envolveram moradores/as locais e convidados/as de diversas entidades parceiras (Incubes/UFPB, Aja, Amazona, Essor, Recid e entidades religiosas).
       Pela manhã, aconteceu a corrida de orientação com os adolescentes do Projeto Atores da Cidadania II, onde os grupos conheceram as ações existentes na comunidade de forma dinâmica. À tarde, foi a vez das multiplicações de conhecimentos das crianças e adolescentes com teatro, jogral e apresentação do coral de crianças da comunidade.

      O ponto de Cultura é uma iniciativa do CPCC, com apoio da PMJP e visa contribuir para a inclusão social e construção da cidadania, seja por meio de oficinas temáticas ou atividades que envolvam as tecnologias da informação e comunicação, sobretudo, no que se refere às mídias comunitárias. 






quinta-feira, 31 de julho de 2014

Crianças do Projeto Atores da Cidadania em ação

Usando a imaginação e o prazer pela arte de desenhar, as crianças da comunidade São Rafael, em João Pessoa, participaram da oficina dobre desenho no dia 24 de julho com o designer, Eduardo Alves. A atividade foi promovida através do Projeto Atores da Cidadania II, implementado pela Essor em parceria com o CPCC e apoiado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O público infantil se encantou com as técnicas facilitadas pelo profissional. Tanto que foram produzidos excelentes imagens a partir da criatividade de cada criança.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Diversão, aprendizagem e criatividade no Sertão da Paraíba

As crianças, adolescente e famílias que participam do Projeto Movendo Cidadania vivenciaram um momento todo especial na semana de 14 a 18 de julho nos municípios de Santa Luzia, Patos e Matureia no Estado da Paraíba.                                                                                        
Foram desenvolvidas rodas de diálogos sobre “Gravidez na adolescência” com os  adolescentes das comunidades de São Sebastião (Santa Luzia), Mutirão (Patos) e Sítios São João e Sucuru (Maturéia).  Com as famílias do Mocambo (Comunidade Rural em Patos) e do Sítio Sucuru (Comunidade Rural de Maturéia) aconteceram rodas de diálogos sobre “Convivência Familiar e Comunitária” e “Tipos de Violência”, respectivamente. As crianças, por sua vez, participaram de rodas de conversas sobre a cultura brasileira (contexto local do Sertão Paraibano) e europeia, conheceram sobre a França, pais onde está a sede da ESSOR, que neste mês comemora seus vinte e dois anos de atuação no Brasil e África. Também deixaram a imaginação e criatividade fluírem com produções de desenhos belíssimos sobre crianças.                 
Todas as ações foram realizadas em conjunto com as equipes de educação da ASDP (Acilina - Coord. local, Genilda e Eliane assistentes), educadoras de Crianças (Márcia, Renata, Kécia, Laudeci e Joseni), educadoras sociais (Madalena, Joseane, Juliana) das associações comunitárias e apoio de Rosangela Santos e Eduardo Alves (da Essor no Brasil).


quarta-feira, 2 de julho de 2014

Acesso ao Programa COOPERAR pela comunidade São João.

       A Associação Comunitária Rural do São João I, acompanhada pelo CEMAR e os demais parceiros da Rede Sertão Paraibano/a acessaram ao programa Cooperar do Governo do Estado no valor de 100.000 reais. O Projeto é destinado para a implementação de uma Usina para produção de derivados do leite na comunidade, onde beneficiará 20 famílias com atividades de Geração de Trabalho e Renda. O presidente da Associação relatou que os beneficiados pelo projeto, receberão uma formação no período de 06 meses para iniciar as atividades. O CEMAR ficará acompanhando o processo de formação e implementação da Usina. 

Visita da Associação “COMPARTILHAR UM SORRISO E UMA FELICIDADE

 Nos dias 18 e 19 de junho o CEMAR recebeu a visita de representantes da Associação francesa “COMPARTILHAR UM SORRISO E UMA FELICIDADE”; constituída por um grupo de pessoas que estão viajando por vários lugares do Brasil em virtude da Copa do Mundo visitando e conhecendo ONG’s que desenvolvem trabalhos voltados para crianças que vivem em vulnerabilidade social. A delegação acompanhou ações desenvolvidas na instituição em suas diversas oficinas, em especial, na oficina de esportes, onde participaram junto com as crianças, adolescentes e educadores de atividades de esportes organizadas pelos educadores e pela delegação como: futebol, maratona, voleibol. Os visitantes fizeram doações de materiais esportivos e kits escolares para as crianças atendidas pela entidade fizeram também visitas de campo às comunidades onde elas residem. 

São João do CEMAR

O CEMAR realizou no dia 18 de junho o II São João pela Paz. O evento aconteceu na comunidade do Boa Esperança uma das comunidades beneficiadas pelo “Projeto Plantando Cidadania Colhendo Paz” o CEMAR preparou uma programação voltada a temática. Houve brincadeiras, jogos, quadrilhas, comidas típicas e muito mais. Participaram do evento, além dos educadores e parceiros da entidade CEMAR aproximadamente 200 pessoas e contamos também com presença da delegação francesa da associação “COMPARTILHAR UM SORRISO E UMA FELICIDADE” que estava no momento visitando a instituição.


Encerramento do Curso de Mecânica de Motos

O CEMAR realizou no dia 20 de junho o encerramento do Curso de Mecânica de Motos, o qual foi voltado para adolescentes oriundos das comunidades atendidas pelo CEMAR em suas ações. O curso contou com uma CH de 120 horas e conclui com 15 alunos (sexo masculino).  A proposta da entidade CEMAR é que alguns desses alunos sejam inseridos em uma oficina mecânica montada pela instituição para que eles possam desenvolver as habilidades adquiridas no curso. Vale lembrar que a realização do curso e a montagem da oficina foram possíveis graças a uma rede de parceria construída pela instituição CEMAR junto a AKTIONSGRUPPE (projeto Julian Munck), Projeto LigAção e PAU BRASIL  Motos.



segunda-feira, 9 de junho de 2014

ESTIMULAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO CEARÁ

O GACC (Grupo de Apoio às Comunidades Carentes) em parceria com a ESSOR e o PARTAGE realiza nos bairros do Jardim União e Antônio Bezerra em Fortaleza e no município de Granja no Ceará, a atividade de Estimulação do Desenvolvimento Infantil.
  Essa ação permite que crianças de 6 meses a 6 anos recuperem atrasos significativos no seu desenvolvimento, seja ele, motor, de linguagem, cognitivo e/ou de competências pessoais e sociais. As crianças são atendidas com medidas pedagógicas e de reabilitação apropriadas com acompanhamento clínico de uma Terapeuta Ocupacional.
As famílias são orientadas sobre cuidados básicos para que a criança recupere logo seu atraso. A participação da família é fundamental para o desenvolvimento saudável da criança.
Em missão realizada no Ceará, a coordenadora de educação da ESSOR no Brasil, Denise Andrade, realizou visitas domiciliares, participou de encontros de famílias e reuniões com as equipes do projeto.

Durante o 1º trimestre de 2014 foram atendidas 161 crianças.




segunda-feira, 2 de junho de 2014

Intercâmibio de Experiências – Na Busca da Sustentabilidade de Modos de Vida no Semiárido Brasileiro


Equipes do Projeto Movendo Cidadania participaram em Campina Grande do  ‘Intercâmbio de Experiências – Na Busca da Sustentabilidade de Modos de Vida no Semiárido Brasileiro’, nos dias 28 a 30 de junho, organizado pela União Europeia (UE), Concern Universal, Cunhã Coletivo Feminista e Instituto Nacional do. O evento contou com a participação de vinte organizações nacionais que possuem projetos relacionados a experiências desenvolvidas no Semiárido do Brasil e que são cofinanciados pela União Europeia. 

4º Boletim Informativo de Educação



II Intercamping - Uma Copa Solidária


O projeto 'Uma Copa Solidária' realizará nos dias 06, 07 e 08 de junho o II Intercamping na cidade de Pombal - PB. Está prevista a participação de 80 pessoas entre jovens, adolescentes e educadores, que envolverá integrantes do CEMAR, CPCC, AJA e ESSOR. O Objetivo do Intercamping é integrar o grupo desse projeto e realizar atividades LudoEducativas.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Projeto Movendo Cidadania realiza oficinas de Mobilização Social pela Educação no Cariri do Ceará

A Acomva (Associação Comunitária de Várzea Alegre), a Asdp (Ação Social Diocesana de Patos) e a Essor (Associação de Solidariedade Internacional) realizarão, através do Projeto Movendo Cidadania, em parceria com o MEC e secretarias de Educação e Ação Social, nos municípios de Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira “Oficinas sobre a Mobilização Social pela Educação” (MSE).

As oficinas, que serão facilitadas por Sérgio Maia (representante do MEC), visam mobilizar gestores, profissionais da educação, representantes da sociedade civil e da rede de  proteção dos direitos da criança e do adolescente dentre outros, para a realização de ações que envolvam as famílias a respeito da importância da educação e do acompanhamento familiar na vida escolar dos filhos. 

O Projeto Movendo Cidadania tem como objetivo melhorar a integração social, educacional e familiar das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, promover o protagonismo das famílias, crianças, adolescentes, jovens e mulheres na luta pelo acesso aos serviços sociais básicos e conta com o cofinanciamento da União Europeia e acontece na região do Sertão da Paraíba (Patos, Maturéia e Santa Luzia)e Cariri do Ceará (Várzea Alegre, Granjeiro e Lavras da Mangabeira) desde 2013.

As oficinas  de  Mobilização acontecerão nos dias 20, 21 e 22  de maio nos respectivos municípios Granjeiro (no CRAS), Várzea Alegre e Lavras da Mangabeira (ambos na Ação Social) nos horários das 08:00 às 16:00 horas.


III Encontro Brasil / Moçambique (Relatório)

http://www.slideshare.net/Eduardoessor/iii-encontro-brasil-moambique-relatrio

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Formação em Manaus

Formação em Manaus realizada pela Adeis em parceria com a Essor e apoiada pelo Projeto Criança Esperança para educadoras de crianças e adolescentes que atuam na comunidade do Grande Vitória – Manaus/AM nos dias 8,9 e 10 de maio.


A facilitadora Rosangela Santos, técnica da área de Educação da Essor, ministrou sobre a Ludoeducação, Contação de História, Percurso Cidadão e Projetos Pedagógicos.