quarta-feira, 30 de março de 2016

Projetos de Formação e Inserção Profissional recebem avaliador

Avaliação externa de Paul Hibon, consultor internacional,  do programa Formação e Inserção Profissional desenvolvido pela ESSOR no Brasil, Chade, Guiné Bissau e Moçambique. No Brasil, esse programa coordenado pela ESSOR no Brasil​ e Ong Amazona​ é realizado pela Rede Ser Tão Paraibano/a​ na Paraíba, em prol da identificação e implementação de estratégias sustentáveis de trabalho e renda das populações e grupos socialmente vulneráveis. São mais de 1.500 jovens e adultos desde 2014 gerando novas oportunidades de trabalho e renda através de qualificação social e profissional, acesso ao mercado do trabalho e empreendedorismo com diversas articulações e parcerias juntos a Prefeituras municipais, Governo do Estado, SENAC, SENAI, SINE, Aliança Empreendedora​ entre outros, assim como espaços de discussão e controle social de políticas públicas como por exemplo: o Conselho de Trabalho e Emprego da Paraíba, Fórum de Economia Solidária da Paraíba.  A avaliação ocorre de 23 a 31 de março no Brasil cujos resultados e recomendações serão compartilhados em Guiné Bissau de 11 a 16 de abril 2016 com representantes das organizações parceiras do Brasil ASDP​, AMAZONA, CEMAR Brasil​,  Centro Semear, Chade, Moçambique, ONG UPA​ e Guiné Bissau.


terça-feira, 29 de março de 2016

Encontro Internacional de Formação e Inserção Profissional


De 08 a 22 de Abril de 2016, profissionais e educadores da Paraíba de diversas entidades envolvidas em projetos sociais e educativos desenvolvidos pela ESSOR no Brasil, irão para Guiné Bissau realizar uma missão de intercambio compartilhando suas experiências e vivências com seus pares de Moçambique, Guiné Bissau, Chade e França. Na ocasião será realizados um encontro internacional sobre Formação e Inserção Profissional identificando boas práticas e sinergias; uma formação para educadores sobre as abordagens pedagógicas e sociais, assim como uma discussão com atores de Guiné Bissau sobre controle social das políticas públicas.
Esse é o 6º Encontro realizado pela ESSOR desde 2010 nos países onde atua acreditando na geração de sinergias em prol da mobilização social e diminuição das desigualdades sociais. 
Esse evento conta com o Apoio da Agência Francesa de Desenvolvimento e União Europeia e contribuição direita no Brasil da AMAZONA, ACOMVA, ARCA, ASDP, CEMAR, CPCC, GACC-CE assim como de todas as instituições sociais, públicas e privadas que acompanha a trajetória de ESSOR no país.


ESSOR divulga relatório de atividades de Mobilização Social pela Educação

Rodas de diálogo com as famílias foram algumas das ações
desenvolvidas pela ESSOR em 2015
A Associação de Solidariedade Internacional – ESSOR, parceira do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE/MEC) desde 2012, divulgou relatório sobre as ações desenvolvidas com o objetivo de incentivar a participação das famílias e da comunidade na educação durante o ano de 2015, nos estados da Paraíba e do Ceará. As atividades envolveram, principalmente, o fortalecimento das ações dos Comitês de Mobilização das cidades de Patos e Maturéia (PB) e de Várzea Alegre e Granjeiro (CE).

Mobilização da comunidade promovida pelo Projeto Movendo
Cidadania em Várzea Alegre (CE)
Entre as ações, o relatório destaca a construção de agenda conjunta entre os Comitês e diversos segmentos sociais, como escolas, secretarias, entidades religiosas e associações comunitárias. Também é ressaltada a atuação dos Projetos Movendo Cidadania – na Paraíba e no Ceará – e Atores pela Cidadania – em João Pessoa (PB) –, executados pela ESSOR com o apoio da Ação Social Diocesana de Patos (ASDP), da Associação Comunitária de Várzea Alegre (ACOMVA), do Centro Popular De Cultura E Comunicação (CPCC) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA).

“Esse foi um ano de muitas ações que mobilizaram as famílias em diversos formatos a partir dos Projetos Movendo Cidadania (Paraíba e Ceará) e Atores da Cidadania (João Pessoa/PB) e parcerias locais nessas regiões: rodas de diálogos, encontros nas escolas com as famílias, ciclo de formação, mobilizações comunitárias, seminários municipais e regionais, eventos comemorativos relacionados aos direitos da criança e do adolescente e datas festivas”, apontou o documento.

Ação da UMEC em Patos (PB)
Também teve destaque no relatório a atuação da Unidade Móvel de Educação para a Cidadania (UMEC). De acordo com o documento, 5.927 pessoas foram mobilizadas pela UMEC, que promoveu contato com as famílias e com a comunidade escolar por meio de atividades de caráter educativo e sociopolítico, que incentivaram a conscientização da população sobre os seus direitos, especialmente com relação à educação.


Acesse o Relatório Anual das ações de Mobilização Social pela Educação na Paraíba e Ceará elaborado pela ESSOR e conheça mais ações realizadas pela Associação em 2015.