quinta-feira, 25 de maio de 2017

É Tempo de Brincar!!

Ah, o tempo... lembro de quando era criança. As brincadeiras eram minha principal atividade. Gostava de tudo: brincar de roda, pega-pega, esconde-esconde, jogar bola, bila, amarelinha, pular corda, dançar, cantar, ler gibis, montar castelos de areia na praia... Foi a fase mais animada da minha vida!
Brincar é sorrir, se encantar e se emocionar, é expressão, sentimento, aprendizado, amizade, descoberta, lazer! As brincadeiras divertem, educam, socializam, expressam e comunicam. É a forma mais divertida de se preparar para a vida!
Pela importância desse momento, o dia 28 de Maio foi instituído como Dia Mundial do Brincar pela Unesco-ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, a fim de chamar a atenção dos adultos para esse direito e dever das crianças que é o de brincar!
E um alerta!! No Brasil, o Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257/2016), além de criar uma série de programas, serviços e iniciativas voltados à promoção do desenvolvimento integral das crianças desde o nascimento até os seis anos de idade, traz como uma de suas inovações garantir às crianças o direito de brincar.
O brincar é um tema transversal que no art.17 determina que os governos (União, Estado, Município) deverão organizar e estimular espaços lúdicos que propiciem o bem estar e o exercício da criatividade em ambiente seguros, públicos e privados, como creches, praças, postos de saúde, escolas, centros de cultura, dentre outros.
Vamos levar a sério essa data? Vamos esquecer os computadores, smartphones, vídeo games! Vamos às praças e aos parques fazer coisas diferentes! Vamos valorizar e estimular as brincadeiras livres, todos juntos, crianças, jovens e adultos!!!

Denise Andrade
Pedagoga, Coordenadora de Educação da ESSOR no Brasil




Nenhum comentário: