terça-feira, 7 de abril de 2009

ESSOR, em parceria com AMAZONA, ASDP e CEMAR lança projeto de qualificação e inserção profissional na Paraíba com co-financiamento da União Europeia

A ESSOR, em parceria com o CEMAR (Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva), a AMAZONA (Associação de Prevenção à AIDS) e a ASDP (Associação Social Diocesana de Patos); e com co-financiamento da União Européia, desenvolve o projeto “Ser Tão Paraibano”, nos municípios de Patos, Pombal, Sousa e Santa Rita.



O projeto tem o objetivo de apoiar a inserção econômica e social das populações urbanas socialmente vulneráveis desses municípios. Pretende-se beneficiar 1.500 jovens e adultos até o final de 2011. Para isso serão promovidos cursos de qualificação profissional e formações para o desenvolvimento humano, apoio a iniciativas empreendedoras, bem como articulação entre sociedade civil e autoridades locais sobre as políticas públicas. Parte dessa metodologia já tem sido desenvolvida no Brasil desde 1994 e no Sertão da Paraíba desde 2008.

Para lançamento desse projeto, já foram realizados dois eventos no Sertão. O primeiro aconteceu em Pombal, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco José de Santana, e teve a presença de 89 pessoas. Já o segundo momento teve lugar no Centro Pastoral São Sebastião, em Patos, e contou com a presença de 69 pessoas, e em ambas as ocasiões houve a presença das comunidades, de representantes do setor público, da sociedade civil e da iniciativa privada. Duas ex alunas dos cursos realizados em 2008 no Sertão, falaram sobre as oportunidades e mudanças que vivenciaram depois de participarem do projeto.

Em breve a AMAZONA realizará o evento de lançamento do projeto “Ser Tão Paraibano” em Santa Rita. Esperamos contar com sua presença. Maiores informações serão disponibilizadas no blog.

Nenhum comentário: