quarta-feira, 9 de dezembro de 2009




“Trilhando caminhos para a geração de trabalho e renda na Paraíba”: esse foi o nome do I Encontro de discussão promovido pela ESSOR, CEMAR, AMAZONA, ASDP e ASDICA no município de Pombal nos últimos dias 02 e 03 de dezembro.

Esse Encontro foi desenvolvido como parte das atividades do Projeto Ser Tão Paraibano, de apoio à inserção socioeconômica de populações urbanas socialmente vulneráveis da Paraíba, co-financiado pela União Europeia.

O Encontro contou com 54 participantes, de 24 organizações de 06 municípios. Foram realizadas palestras e debates sobre diferentes perspectivas e experiências acerca da temática de geração de trabalho e renda.

Entre os convidados palestrantes, estiveram representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Pombal, da Coteminas, do SENAI e do SENAC. Casos como o ProJovem, o Formare e os projetos de formação profissionalizante do SENAI e do SENAC foram apresentados e discutidos.

A garantia de participação dos diversos setores – poder público, sociedade civil e iniciativa privada – proporcionou um debate enérgico e uma maior troca de pontos de vista, o que resultou em, além de uma rica troca de experiências, o fortalecimento das parcerias e a diversificação.

Como resultado das falas, pôde-se destacar a necessidade de criação/consolidação de uma rede de articulação sobre a temática de geração de trabalho e renda, em especial para debate e articulação com conselhos e comissões de trabalho e renda municipais e estaduais, bem como maior inserção nas políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda.

No próximo ano será realizado o II Encontro de Discussão, e espera-se que esse debate seja ampliado, envolvendo novos atores e mantendo a participação dos parceiros e colaboradores nesse processo.


quarta-feira, 25 de novembro de 2009


Nos próximos dias 02 e 03 de dezembro acontecerá, na cidade de Pombal, o I Encontro de Discussão sobre Geração de Trabalho e Renda, atividade prevista dentro do Projeto Ser Tão Paraibano/a.


Esse evento pretende contar com a participação de representantes da sociedade civil, do poder público e do setor privado, para discutir seus pontos de vista e identificar pontos convergentes na problemática.

Na oportunidade serão expostos também metodologias e resultados do projeto, apresentados pelos coordenadores locais, Agentes de Orientação Profissionais e beneficiários dos municípios: Santa Rita, Patos, Pombal e Sousa.

O Encontro acontecerá no Posto municipal, no centro da cidade. Para maiores informações, amplie o cartaz dessa mensagem ou nos contate:


Priscila: (83) 3235 8574

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

ESSOR no Seminário Internacional ABONG - Coordination SUD

No âmbito do ano da França no Brasil, a ABONG e Coordination SUD realizarão um seminário de dois dias na próxima semana (dias 21 e 22 de outubro), em Brasília. O evento “Cooperação e Solidariedade Brasil e França: democracia e luta contra as desigualdades e exclusão” tem como objetivo discutir e apontar novos caminhos para cooperação entre os dois países.

O evento contará com mesas redondas temáticas sobre questões urbanas e rurais, e o coordenador da ESSOR no Brasil, Frédéric Barbotin, participará da mesa “Caos urbano: as cidades como espaço de confrontação às desigualdades e à exclusão”, oportunidade em que discutirá, com outros representantes de organizações brasileiras e francesas, sobre as desigualdades urbanas e em particular sobre a participação dos jovens nos espaços urbanos.

Os representantes das ONGs Amazona e Cemar, também participarão do evento. Ambos são parceiros no desenvolvimento do projeto de Apoio à inserção econômica social das populações urbanas socialmente vulneráveis na Paraíba, co-financiado pela União Europeia.
Participará ainda do Seminário a coordenadora das ações de Desenvolvimento rural da ESSOR no Brasil, Ana Paula de Andrade, representando a instituição nos debates de temática rural.

O evento contará ainda com representantes do Governo Federal e será realizado com apoio dos governos brasileiro e francês. Para maiores informações sobre o seminário: isabelpato@abong.org.br

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Primeiras turmas do Ser Tão Paraibano

O Projeto Ser Tão Paraibano/a, de “Apoio à inserção econômica e social das populações urbanas socialmente vulneráveis na Paraíba", co-financiado pela União Europeia, realizou o encerramento das primeiras turmas dos cursos profissionalizantes em parcerias com o SENAI e SENAC nos municípios de Pombal, Sousa, Patos, e Santa Rita.

Os encerramentos ocorreram entre os dias 03 a 14 de setembro de 2009 e tiveram os seguintes resultados: em Pombal, 13 pessoas concluíram o curso de Depilação; em Sousa, 34, o curso de Corte e Costura em Moda Íntima; em Patos, 24, o curso de Mecânica de Refrigeração; em Santa Rita, o curso de Corte Costura em Moda Íntima, 18, o curso de Maquiagem e 15 pessoas, o curso de Cabeleireiro Escovista. Vale salientar que, ainda neste mês de setembro, teremos em Patos, as próximas turmas que finalizarão os cursos de Confeiteiro (36 pessoas) e Depilação (16 pessoas).


Essas pessoas terão a oportunidade de ter seu cadastro no Balcão de Empregos (BE), ação realizada dentro do Projeto Ser Tão Paraibano, que é o espaço de captação, socialização (divulgação) das vagas, orientação / preparação dos/as candidatos/as, contato com as empresas nas comunidades e no município, além de trabalhar na perspectiva de tornar-se uma referência das pessoas das comunidades na busca de oportunidades de geração de renda.


Um aspecto positivo do BE, é que já empregou cinco pessoas em Patos. Todavia, é importante informar que o balcão não cadastra apenas egressos dos cursos do projeto, mas quaisquer pessoas que querem ser inseridas no mercado de trabalho.

Para saber mais informações sobre o Balcão de Empregos e/ou atividades referentes ao Projeto Ser Tão Paraibano/a procure pelas coordenadoras locais dos seguintes municípios:

Santa Rita: Waldelúcia Aguiar - Dinha (**83) 91186801/88182481
Patos: Dilany Silva: (**83) 91295941/ 91312089
Pombal: Danielle Lopes (**83) 91295660/99147334
Sousa: Kalielândia Sabino - Kali: (**83) 91296702/91591157

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Oficinas de Educação Empreendedora no Sertão

Tiveram início nesse mês as oficinas de educação empreendedora que acontecem dentro das atividades do Projeto Ser Tão Paraibano, um projeto de Apoio à inserção econômica e social das populações urbanas socialmente vulneráveis na Paraíba. Esse projeto é desenvolvido com apoio financeiro da União Europeia. As oficinas são realizadas semanalmente, em módulos que contemplam assuntos como recursos humanos, gestão de material, gestão financeira e marketing, e serão facilitadas por alunos da Universidade Federal de Campina Grande, coordenados pelas professoras Angeluce Soares e Suzanne Correia. Essas oficinas acontecem também dentro do projeto de extensão “Empreendedorismo sustentável e solidário na base da pirâmide”. Duas oficinas já aconteceram, sendo a primeira sobre Motivação, e a segunda sobre Trabalho em grupo e Relações interpessoais, e contam um público médio de 22 pessoas nos municípios de Pombal e de Patos, em parceria com o Centro de Educação Integral Margarida Pereira – CEMAR e a Ação Social Diocesana - ASDP.



Com o objetivo de conhecer melhor as ações e os parceiros envolvidos nesse contexto, parte dos alunos envolvidos com o projeto visitaram os municípios de Pombal e de Patos nos últimos dias 30 e 31 de julho. Durante esse período, os alunos tiveram oportunidade de conversar com uma das futuras alunas das oficinas, a Dona Socorro, que participou do curso de Corte e Costura no ano de 2008. Dona Socorro falou sobre como administra seu pequeno negócio de costura, atividade por meio da qual sustenta sua família. Falou também das expectativas que tem em relação às oficinas e conversou com os alunos.

O grupo visitou ainda as comunidades atendidas pelo projeto Ser Tão, de onde virão também os alunos das oficinas. Segundo os estudantes, a visita possibilitou a eles maior tranqüilidade com relação às expectativas sobre o perfil do público, e lhes proporcionou ainda maior motivação. O contato com os Coordenadores locais de atividade e os Agentes de orientação profissional possibilitou maior entrosamento entre as equipes. Já para os parceiros, a visita dos estudantes foi fundamental para o bom começo do projeto, pois permitirá maior segurança aos alunos e às instituições para iniciar as atividades.

Assim o Ser Tão Paraibano caminha para atendimento de mais uma das demandas das comunidades socialmente vulneráveis dos municípios com que trabalha, despertando e estimulando o espírito e o comportamento empreendedor nessa região. Com a participação efetiva desses beneficiários, espera-se que os conhecimentos compartilhados possam ajudá-los a melhorar a gestão de seus pequenos negócios, proporcionando incremento na renda das famílias e estimulando o empreendedorismo como alternativa de inserção no mundo do trabalho.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Projeto de Extensão aprovado pela UFCG beneficiará empreendedores de Patos, Pombal e Campina Grande, em atividades inseridas no Projeto Ser Tão.


O Projeto de Extensão “Empreendedorismo solidário e sustentável na base da pirâmide”, elaborado pela professora Maria Angeluce Soares, foi aprovado pela Universidade Federal de Campina Grande e tem como objetivo “contribuir para a inserção social e econômica de 50 famílias desfavorecidas das cidades de Campina Grande, Patos e Pombal”. Para a ESSOR, esse projeto acontece dentro das atividades do Projeto Ser Tão Paraibano, beneficiando empreendedores que já tenham seus pequenos negócios ou que tenham a vontade de constituir seus empreendimentos. Os beneficiários deverão residir nas comunidades já abrangidas pelo projeto e participarão de oficinas de educação empreendedora, que serão ministradas pelos estudantes da PROSPECT – Empresa Junior de Administração da UFCG.

Nas últimas semanas aconteceram as formações para os estudantes participantes do projeto. Esses encontros tiveram o objetivo de discutir com os estudantes um pouco da temática do projeto e sobre abordagem comunitária, e foram facilitadas pela Professora Angeluce Soares e por Valério Marcelo e Rosângela Santos, coordenador e assistente do projeto Ser Tão, respectivamente.

As oficinas de educação empreendedora serão desenvolvidas nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção e deverão ter início entre os meses de julho e agosto. A metodologia deverá ser um ponto chave das oficinas, que pretendem levar o conteúdo de forma lúdica e participativa.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Formação sobre políticas públicas de geração de trabalho e renda


No último dia 21 de maio foi realizada, em Patos, uma formação sobre políticas públicas de geração de trabalho e renda, dentro do projeto de Fortalecimento da capacidade das ONG pela melhoria dos processos de qualificação e inserção profissional na Paraíba. Esse projeto teve início em junho de 2008 e é realizado pela ESSOR, em parceria com a ASDP, o CEMAR e a AMAZONA.

Essa formação aconteceu no Salão da Diocese, das 09h00 às 16h00, e contou com a participação de 45 representantes de organizações da sociedade civil e poder público de oito municípios paraibanos, em sua maioria do Sertão.

Por meio de uma metodologia participativa e com a facilitação da Drª em políticas sociais e economia solidária Rosângela Alves, os participantes refletiram e se posicionaram sobre o que é uma política pública de geração de trabalho e renda e como as instituições das quais fazem parte podem se organizar e efetuar o controle social dessas políticas.

O projeto é financiado pelo Comitê Francês de Solidariedade Internacional – CFSI e será concluído até o mês de junho desse ano.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Conselho Municipal de Patos- PB e de Várzea Alegre-CE aprovaram Projeto Infância Cidadã

Os Conselhos Municipais dos Direitos e Defesa da Criança e do Adolescente (CMDDCA) de Patos, na Paraíba e de Várzea Alegre, no Ceará, aprovaram nos dias 20 e 23 de março de 2009 respectivamente, o projeto Infância Cidadã realizado pela ESSOR em parceria com a ASDP (Ação Social Diocesana de Patos) e ACOMVA (Associação Comunitária de Várzea Alegre).

O projeto Infância Cidadã beneficiará, em 2009, 180 crianças e adolescentes escolarizadas de 7 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social. A proposta oportunizará momentos de aprendizagem e multiplicação dos saberes construídos. Além de ajudar suas famílias e comunidades a inserir em suas práticas cotidianas, bons hábitos de saúde, respeito ao meio ambiente, consciência de seu papel na comunidade e prevenção às violências, a proposta melhorará o desempenho escolar e promoverá o protagonismo infanto-juvenil.

ESSOR, em parceria com AMAZONA, ASDP e CEMAR lança projeto de qualificação e inserção profissional na Paraíba com co-financiamento da União Europeia

A ESSOR, em parceria com o CEMAR (Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva), a AMAZONA (Associação de Prevenção à AIDS) e a ASDP (Associação Social Diocesana de Patos); e com co-financiamento da União Européia, desenvolve o projeto “Ser Tão Paraibano”, nos municípios de Patos, Pombal, Sousa e Santa Rita.



O projeto tem o objetivo de apoiar a inserção econômica e social das populações urbanas socialmente vulneráveis desses municípios. Pretende-se beneficiar 1.500 jovens e adultos até o final de 2011. Para isso serão promovidos cursos de qualificação profissional e formações para o desenvolvimento humano, apoio a iniciativas empreendedoras, bem como articulação entre sociedade civil e autoridades locais sobre as políticas públicas. Parte dessa metodologia já tem sido desenvolvida no Brasil desde 1994 e no Sertão da Paraíba desde 2008.

Para lançamento desse projeto, já foram realizados dois eventos no Sertão. O primeiro aconteceu em Pombal, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco José de Santana, e teve a presença de 89 pessoas. Já o segundo momento teve lugar no Centro Pastoral São Sebastião, em Patos, e contou com a presença de 69 pessoas, e em ambas as ocasiões houve a presença das comunidades, de representantes do setor público, da sociedade civil e da iniciativa privada. Duas ex alunas dos cursos realizados em 2008 no Sertão, falaram sobre as oportunidades e mudanças que vivenciaram depois de participarem do projeto.

Em breve a AMAZONA realizará o evento de lançamento do projeto “Ser Tão Paraibano” em Santa Rita. Esperamos contar com sua presença. Maiores informações serão disponibilizadas no blog.

Em parceria com AMAZONA, ASDP e CEMAR, ESSOR promove encontros de discussão sobre políticas públicas de emprego e renda




Em decorrência das atividades de projeto de Fortalecimento da Capacidade das ONG pela melhoria dos processos de qualificação e inserção profissional na Paraíba, financiado pelo Comitê Francês de Solidariedade Internacional - CFSI e desenvolvido pela ESSOR em parceria com a AMAZONA, ASDP e CEMAR, a ESSOR promoveuforam promovidos, nos últimos dias 24, 25 e 30 de março os eEncontros de discussão locais sobre políticas públicas de emprego e renda em Patos, Pombal e João Pessoa.

Os encontros tiveram o objetivo de discutir, em conjunto com o poder público e a sociedade civil, algumas questões acerca das políticas públicas de geração de emprego e renda. Aproveitou-se para socializar, além de divulgar parte dos resultados de pesquisa realizada junto aos gestores públicos sobre as iniciativas de geração de trabalho e renda realizadas nos municípios.


As discussões decorrentes desses momentos foram bastante enriquecedoras, contribuindo para a modelagem construção de outros momentos de formação e diálogo que deverão acontecer como continuidade do projeto. Em breve, mais informações no blog.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Debate sobre Desenvolvimento Sustentável na Amazônia no FSM 2009 em Belém/PA

A ESSOR tem o prazer de convidá-lo para o debate sobre desenvolvimento sustentável na Amazônia que acontecerá no dia 28 de janeiro de 2009 na programação do Fórum Social Mundial, em Belém.

Essa atividade é organizada conjuntamente pelas federações da ONG brasileira ABONG e francesa (Coordenação SUL) com a participação da ESSOR e do nosso parceiro APACC.

Data: 28 de janeiro de 2009
Horário: 15h30 às 18h30 e das 19h00 às 22h00
Local: UFPA Profissional, pavilhão/quadra EB, sala E2

Programação:

Introdução da ABONG (Taciana Gouveia) e coordenação SUL (Jean-Louis Vielajus)

1) Agricultura e a pecuária intensiva, exploração dos recursos (florestais e minerais): um modelo de desenvolvimento amazônico predatório:
- Situação dos locais, questões do contexto sócio-econômico (GRET, Philippe Sablayrolles e CPT).
- Conseqüências para as populações rurais e fluviais (APACC/ESSOR).
- A questão das mulheres agricultoras (Movimento das Mulheres Camponesas).
Abertura para debate

2) Agrocombustíveis (FASE, CCFD - Catherine Gaudard).
Abertura para debate

3) Desmatamento e mudanças climáticas (GRET, Anne Chetaille e FBOMS).
Abertura para debate

4) Por um modelo amazônico durável e respeitável do meio ambiente: Existem respostas à situação atual?
- agricultura familiar (ESSOR, Sylvain Colmet-Daage).
- agroecologia (organização da ANA).
- formação de jovens rurais (casas familiares rurais, Valérie Plougastel).
Abertura para debate

Debate geral de todos os temas
Conclusão ABONG e Coordenação SUL.

Esperamos contar com sua presença,

Equipe ESSOR