“Trilhando caminhos para a geração de trabalho e renda na Paraíba”: esse foi o nome do I Encontro de discussão promovido pela ESSOR, CEMAR, AMAZONA, ASDP e ASDICA no município de Pombal nos últimos dias 02 e 03 de dezembro.
Esse Encontro foi desenvolvido como parte das atividades do Projeto Ser Tão Paraibano, de apoio à inserção socioeconômica de populações urbanas socialmente vulneráveis da Paraíba, co-financiado pela União Europeia.
O Encontro contou com 54 participantes, de 24 organizações de 06 municípios. Foram realizadas palestras e debates sobre diferentes perspectivas e experiências acerca da temática de geração de trabalho e renda.
Entre os convidados palestrantes, estiveram representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Pombal, da Coteminas, do SENAI e do SENAC. Casos como o ProJovem, o Formare e os projetos de formação profissionalizante do SENAI e do SENAC foram apresentados e discutidos.
A garantia de participação dos diversos setores – poder público, sociedade civil e iniciativa privada – proporcionou um debate enérgico e uma maior troca de pontos de vista, o que resultou em, além de uma rica troca de experiências, o fortalecimento das parcerias e a diversificação.
Como resultado das falas, pôde-se destacar a necessidade de criação/consolidação de uma rede de articulação sobre a temática de geração de trabalho e renda, em especial para debate e articulação com conselhos e comissões de trabalho e renda municipais e estaduais, bem como maior inserção nas políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda.
No próximo ano será realizado o II Encontro de Discussão, e espera-se que esse debate seja ampliado, envolvendo novos atores e mantendo a participação dos parceiros e colaboradores nesse processo.