quinta-feira, 17 de abril de 2014

Projeto de Formação e Inserção Profissional para as Populações Socialmente Vulneráveis do Brasil e Moçambique

A ESSOR, organização francesa de Solidariedade internacional, com escritório no Brasil em João Pessoa (PB), organiza do dia 21 a 26 de abril o III Encontro Internacional de Discussão sobre Trabalho e Renda, em Moçambique, na Cidade de Beira.

Esse evento tem por objetivo de compartilhar a experiência de cooperação entre Brasil e Moçambique no âmbito do Projeto LigAção, desenvolvido desde 2010 no Brasil e Moçambique pela ESSOR em parceria com ADEIS, INEFP e Rede Ser Tão Paraibano/a, com o apoio da União Europeia e Agência Francesa de Desenvolvimento, e visa também identificar novas perspectivas de cooperação entre países de língua portuguesa, onde ESSOR atua há mais de 10 anos.

Na Paraíba o Projeto LigAção apoiou-se em parcerias bem sucedidas com o SENAC, SENAI, SENAR, o programa Empreender Paraíba do Governo do estado, o Conselho Estadual de Trabalho e Emprego, o SINE e as Prefeituras e secretarias de vários municípios,  favorecendo o acesso a qualificação e inserção profissional para mais de 1.500 jovens e adultos socialmente vulneráveis.

Neste evento o Brasil estará representado pelo Sr. Taunay Dantas, representante da Prefeitura de Patos e membro da Comissão de Trabalho e Emprego desse município; o Sr. Filipe Viera do SENAI/FIEP; Sr. Renan Germano Secretário Executivo de Planejamento e Gestão do Governo do Estado da Paraíba; Manoel Gilson Barbosa Secretário de Assistência e Promoção Social de Manacapuru; a Sra. Telma Virginia Custodio Técnica do Programa Empreender Paraíba; a Sra. Ilza Ferreira da Associação Comunitária do Assentamento Angélica do município de Aparecida; Diana Freire representando a ONG ADEIS do estado de Manaus e representantes dos membros da Rede Ser Tão Paraibano (ESSOR, Amazona, CEMAR, ASDP e Centro Semear), além de membros do corpo técnico de ESSOR Brasil.

Para ESSOR este evento é de suma importância, pois permite compartilhar iniciativas coletivas desenvolvidas por atores públicos, privados e pela sociedade civil, na linha de geração de trabalho e renda, visando tornar as políticas públicas mais acessíveis para as camadas mais desfavorecidas da sociedade.  Nesse evento buscará identificar alternativas sustentáveis para consolidar os saberes acumulados e buscar novas estratégias para cooperação entre países de língua portuguesa onde Essor atua há mais de 10 anos como o Brasil e o Moçambique.

Nenhum comentário: