Missão, Valores e Princípios!

Assistir as populações mais desfavorecidas a adquirir meios de melhorar as suas condições de vida. O seu apoio está baseado na concepção e na implementação de ações concretas, facilitando a apropriação dos processos de desenvolvimento local, o que consequentemente favorece o exercício da cidadania e justiça social nos países abrangidos.
         A ESSOR responde ao pedido que emana das populações locais. Ela procura atingir as populações mais desfavorecidas das zonas urbanas e rurais dando prioridade às ações de inserção econômica e social.
         A ESSOR também privilegia a busca ou constituição de parceiros associativos locais que possam ser os pontos de apoio do programa para depois ser um vinculo. Paralelamente às realizações, ela desenvolve um trabalho de organização das comunidades para dar perenidade às atividades. Para cada novo projeto, a associação está consciente de se engajar por vários anos.
        Ela atua na mais estrita neutralidade e com respeito às diversidades e convicções dos beneficiários.

         Privilegia a proximidade com os parceiros locais e os beneficiários e partilha a sua experiência com muitas pessoas, associações e instituições.