segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Projeto Doce Infância & Doce Vida inaugura empreendimento social na comunidade São Rafael

ESSOR em parceria com a EBE, Entidade Beneficente Evangélica, e com o apoio do Instituto Lojas Renner vem desenvolvendo na comunidade São Rafael em João Pessoa, o "Doce Infância & Doce Vida". Um projeto de empreendedorismo social e geração de renda para 30 mães de crianças atendidas pelo Infância Cidadã da comunidade que tem por objetivo possibilitar a qualificação e inserção profissional dessas mulheres através da produção e comercialização de doces finos.

Hoje, às 17h30, serão inauguradas as instalações deste empreendimento social, na própria comunidade São Rafael (sede da EBE), na qual será comercializada toda a produção das mulheres integrantes do projeto. 

Desde de setembro deste ano que as atividades do Doce Infância & Doce Vida estão a todo vapor! As mulheres já fizeram um curso de capacitação em doces finos, ministrado pelo SENAC-PB, além de complementares da área como manipulação de alimentos, decoração e ornamentação de festas, modelagem de doces, orientação para o mundo do trabalho, entre outros... 



quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Zoom sobre um acontecimento: o primeiro intercâmbio Sul/Sul - Brasil/ Moçambique

De 13 a 20 de outubro aconteceu o primeiro intercâmbio Sul/Sul do Projeto Ligação. Uma delegação de oito brasileiros foi à Moçambique para participar desta troca: membros da ESSOR no Brasil, de duas ONG Brasileiras (ADEIS e AMAZONA), bem como duas pessoas do SENAI da Paraíba e do Amazonas (responsáveis das ações móveis de capacitação profissional).
As atividades foram divididas em dois momentos:
- 3 dias em Beira, trabalho de terreno, visitas nas zonas de intervenções do projeto, às OSC, aos CFP parceiros, as universidades, as empresas… Cinquenta pessoas participaram destas atividades.
- 4 dias em Maputo, com a organização de um colóquio sobre “O acesso das populações vulneráveis a formação e inserção profissional: Experiências a partilhar entre Brasil e Moçambique”. Cerca de 130 pessoas assistiram à este dia de apresentação e de reflexão (trabalhos de grupos).
Uma reunião institucional entre o SENAI, um representante da ABC (Agencia Brasileira de Cooperação) no Moçambique, o INEFP, o Ministério do Trabalho, teve lugar dia 20 de outubro, e permitiu à ESSOR fazer o elo entre estes atores.
As trocas foram muito ricas, permitiram aos diferentes atores encontrar-se, alguns exprimiram a vontade de iniciar novas parcerias. O envolvimento dos atores no âmbito do projeto, a forte mobilização de pessoas da sociedade civil e pública para o seminário e as reflexões profundas sobre a metodologia do trabalho foram os principais pontos fortes identificados.




quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ESSOR participa do 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação

A ESSOR esteve presente no 1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação – Interação Família-Escola-Comunidade, realizado de 12 a 14 de outubro, em Fortaleza/CE. Estiveram presentes cerca de 500 mobilizadores sociais, representantes de todos os Estados do Brasil, entre Secretarias de Educação, Empresas e Institutos, ONG’s e Voluntários mobilizadores em suas comunidades.

Foi um momento de trocar experiências nacionais e internacionais sobre a importância da participação efetiva das famílias, da sociedade e do poder público na melhoria da qualidade da educação.

Um dos temas de destaque foi o Plano Nacional de Educação que deverá vigorar até 2020. Além disso, o Seminário contou com exposições de especialistas do Brasil, Estados Unidos, Colômbia e Guatemala, que desenvolvem estudos sobre a influência da interação família-escola-comunidade para a melhoria do ensino.

“Foi importante conhecer as políticas educacionais inovadoras, trocar experiências e  aprender com aqueles que fazem o diferencial na educação. E mais importante ainda foi confirmar que o trabalho que a ESSOR realiza há 17 anos com seus parceiros no Brasil, tem implicações qualitativas a nível pessoal e cognitivo das crianças e famílias beneficiárias.” Denise Andrade – Coordenadora de Educação ESSOR Brasil.


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Projeto de desenvolvimento institucional de organizações do terceiro setor

OFICINA DE MOBILIZAÇÃO DE RECURSOS

No dia 14 de outubro de 2011 foi realizada na Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte (Mamanguape), a II oficina do Projeto de Extensão Desenvolvimento Institucional de Organizações do Terceiro Setor (PROBEX), que teve como tema: Mobilização de Recursos.
A oficina foi facilitada pelas professoras Maria Angeluce Barbotin e Márcia Martins. VALE destacar que a parte prática da oficina ocorreu nas instalações do Laboratório de Secretáriado, o que foi um ponto muito positivo, pois proporcionou um ambiente mais real possível para a realização da dinâmica que visava exercitar a capacidade de negociação nas ONGs junto a possíveis financiadores. VALE destacar também que esta parte da oficina contou com a participação dos extensionistas José Bezerra, Jorge, Maurício, Viviane, Conceição, Oberlânia e Wilma.
VALE destacar ainda mais o aumento no número de participantes, sendo possível registrar a presença das seguintes instituições: ACOSMAM (Antônio/ Gilvan Fernandes), ACSM (Aline Rodrigues), CCBJ (Amanda Pereira/Gilvan Brás), INST. ARIPUÁS (Ana Paula), GPIB (Clênia Paula), CPCC (Daniel Pereira e Maria das Graças), ACAS (Edilson Silva), SPART (Edna Calixto), ACDPE (Irandir Isaquiel), ASJAC (Ivanildo José), CEP (João Batista, Maria de Fátima e Pedro Saulo), ACLCB (Maria José), INST. RESTAURAÇÃO (João Felino), FAPEMA (João Soares), MNLM (Joel André/Roberto), ASTRSM (José Azevedo), AJA (Maria Juliana/Wilma Santos), ESSOR (Maurício), STRRT (Sanderléia), AMAZONA (Viviane e Sara), AMCV (Selma Figueira).
Por fim, VALE destacar que a oficina de Mobilização de Recursos contou com o apoio financeiro e material da AMAZONA, ESSOR, Centro de Educação Profissional e Laboratório de Secretariado. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Projeto de desenvolvimento institucional de organizações do terceiro setor


OFICINA DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO
16/09/2011

Na última sexta feira (16), foi realizada na Universidade Federal da Paraíba – Campus IV – Litoral Norte (Mamanguape), a I oficina do projeto de extensão (PROBEX) Desenvolvimento Institucional de Organizações do Terceiro Setor, que teve como tema o Planejamento Estratégico Participativo.

A oficina foi facilitada pela Profª Maria Angeluce S. P. Barbotin (coordenadora do projeto), pelo servidor José Bezerra (vice-coordenador do projeto) e pela Profª Márcia Saeger Martins (Colaboradora), contanto como o apoio dos alunos extensionistas: Oberlândia, Conceição, Jorge Targino, Wilma, Gilson Rodrigues e da extensionista externa Viviane Alves (Amazona).

Participaram da oficina as representantes das seguintes instituições: ACOSMAM (Antônio), AACSITA (Claudia Aragão), AMBA (Gerliane), Associação Comunintária  Rural dos Moradores Volta da Jurema (Valter Salustino), Instituto Aripuás (Ana Paula), Movimento Nacional de Luta pela Moradia (Joel), Grupo Produtivo da Ilha do Bispo (Daniel), AJA – Associação Juventude em Ação (Wilma), Associação Comunintária dos Moradores de Casa Branca (Leoneide), Associação Mulher Dentro da Vida (Veronica), Sociedade Protetora dos Animais de Rio Tinto (Edna), ASCODIPE- Associação Comunintária  do Distrito de Pitanga da Estrada (Irandir), Associação Comunintária  Benecente dos Moradores Passagem da Cobra (Maria do Carmo), Associação dos Trabalhadores Rurais do Sítio Maracujá (Jose Azevedo), Centro de Educação Produtiva (João Batista).

A oficina de Planejamento Estratégico Participativo contou com o apoio financeiro e material da AMAZONA, ESSOR e Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Mamanguape.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

ESSOR seleciona assistente para gerenciamento de empreendimento social

Para mais informações, acesse o edital.


ESSOR apoia a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente - CEETD


Tendo como um de seus programas a geração de trabalho e renda para populações socialmente vulneráveis, a ESSOR apoiará as ações de mobilização para a 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente na Paraíba.

A 1ª Conferência Estadual de Emprego e Trabalho Decente - CEETD tem por objetivo geral a promoção de um amplo debate na Paraíba envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010. Serão eleitos/as 30 delegados/as para a participação na etapa nacional em maio de 2012.

A comissão estadual da 1ª CEETD se reúne todas as terças feiras pela manhã no Centro Administrativo Estadual, 2º Bloco, 1º andar – Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico do Estado da Paraíba.

A organização do evento está sendo elaborada por uma comissão formada por representantes dos trabalhadores, empregadores e Governo do Estado.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Professora da UFPB participa de intercâmbio de metodologias com Moçambique promovido pela ESSOR

A ESSOR promoveu entre 26 de maio e 04 de junho 2011 um intercâmbio entre Brasil e Moçambique a fim de contribuir no fortalecimento institucional das organizações parceiras da ESSOR em Moçambique (8º pais mais pobre do mundo). O objetivo é compartilhar saberes acumulados no Brasil junto a organizações moçambicanas. Por isso, a ESSOR convidou a professora do Centro de Ciências Sociais da UFPB (Campus IV), Angeluce Soares e a Assistante Social Viviane Alves Machado, coordenadora de projetos da AMAZONA, para facilitar um conjunto de oficinas sobre planejamento estratégico para profissionais de seis ONGs moçambicanas. As oficinas foram realizadas nas cidades de Nhamatanda, Beira e Maputo e encontraram um real sucesso junto às 50 pessoas participantes.

Em setembro de 2011, outro conjunto de oficinas será realizado com as mesmas ONGs para acompanhar a evolução dessas organizações e analisar a adequação da metodologia utilizada. Estas ações fazem parte do plano de desenvolvimento da ESSOR buscando através de intercâmbios como esse contribuir para o fortalecimento da Sociedade Civil no enfrentamento das problemáticas sociais. No Brasil, essa atividade esta inserida num projeto de pesquisa da profª Angeluce Soares sobre ferramentas de gestão utilizadas por ONGs brasileiras e sua adequação ao contexto moçambicano.  A ESSOR agradeça a contribuição de Angeluce Soares e de Viviane Machado nessa empreitada que acreditando possibilitar um mundo melhor.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

GACC-MA e ESSOR lançam livro sobre Projeto Mais Infância

GACC/MA em parceria com a ESSOR lança neste dia 20 de maio a publicação “Projeto Mais Infância – Relato e ensinamentos de uma experiência”escrito nas versões em  português e francês. O lançamento acontece durante o V Seminário "Violência contra crianças e adolescentes"no qual debate sobre o papel da comunidade no combate ao abuso e à exploração sexual, promovido pelo Grupo de Apoio às Comunidades Carentes do Maranhão (GACC-MA), .
A publicação é um relato das experiências e das transformações sociais que ocorreram durante os três anos de atuação do projeto (2006-2008) em algumas comunidades de São Luís (Cidade Olímpica, Jaracati, Parque dos Nobres, Vila Embratel e Vila Passos), que contou com o apoio da ESSOR e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A coordenadora das atividades de educação da ESSOR no Brasil, Denise Andrade, estará presente prestigiando o evento.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seminário de Convivência familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes: direitos humanos

A ESSOR, ASDP (Ação Social Diocesana de Patos) e EBE (Entidade Beneficente Evangélica) participaram do Seminário de Convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes: direitos humanos, entre os dias 3 e 5 de maio de 2011, na Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes.
O evento foi promovido pela Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNPDCA), Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e Associação Brasileira de Juízes, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) e REMAR – Rede Margaridas Pró Criança e Adolescente. Aconteceu de forma dinâmica através de palestras, debates em grupo sobre os fluxos operacionais sistêmicos e socialização de experiências bem sucedidas, a fim de estabelecer condições necessárias para a revisão crítica de práticas institucionais e a produção de competência operacional, institucional e interinstitucional.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Ariane Delgrange - Assistente de Direção e Responsável pelos Programas de Educação da ESSOR realizou visita às atividades no Brasil

De 10 e 21 de abril, Ariane Delgrange acompanhou as principais atividades de educação desenvolvidas pela ESSOR no Brasil e coordenadas por Denise Andrade. O foco principal da missão foi o projeto “Infância Cidadã” desenvolvido em parceria com a ACOMVA (Várzea Alegre-Ce), ASDP (Patos-Pb), EBE (João Pessoa-Pb) e ADEIS (Manaus-AM) e o projeto “Estimulação do Desenvolvimento Infantil” em parceria com o GACC (Fortaleza-Ce). Ariane aproveitou também esse momento para apresentar o trabalho desenvolvido pela ESSOR na França junto as Escolas, bem como socializar o resultado da avaliação realizada em 2010 sobre a trajetória da ESSOR no campo da educação no Brasil desde 1992 e em Moçambique desde 1997 (divulgação em breve nesse blog).

Na ocasião, foram realizadas visitas de campo junto às famílias beneficiárias, gestores de escolas públicas e realizados encontros de discussão institucional com as entidades parceiras da ESSOR no Brasil. Esse momento permitiu aprimorar junto aos parceiros e colaboradores da ESSOR a metodologia e abordagem das problemáticas sociais bem como identificar sinergias com outras iniciativas desenvolvidas pela ESSOR na África. Esse momento traz muita alegria e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Brasil.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Delegação do Amazonas visita experiências desenvolvidas no sertão da Paraíba pela ESSOR

O Projeto Ser Tão Paraibano, cofinanciado pela União Europeia, desenvolvido pela ESSOR em parceria com o CEMAR, AMAZONA, ASDP, ASDICA e MCV, recebe entre os dias 09 a 13 de maio uma delegação do Amazonas, representada pela ADEIS e SENAC/AM, parceiras da ESSOR no Projeto “LigAção (intercâmbio entre Brasil e Moçambique). O objetivo da visita é promover uma interação das ações desenvolvidas pelos dois projetos na área de formação e inserção profissional entre os estados do Amazonas e da Paraíba.
Estão programadas encontros e visitas às entidades do Projeto “Ser Tão Paraibano” em João Pessoa, Santa Rita, Patos, Pombal e Sousa.
O Projeto “LigAção” e o Projeto “Ser Tão Paraibano” são iniciativas voltadas à geração de trabalho e renda das populações socialmente vulneráveis; o primeiro desenvolvido entre Brasil (Amazonas) e Moçambique e o segundo realizado em quatro municípios da Paraíba; apoiadas pela União Europeia, Agencia Francesa de Desenvolvimento – AFD e Comitê Francês de Solidariedade Internacional – CFSI.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Atividades do Projeto Infância Cidadã em 2011

As atividades do projeto Infância Cidadã com as crianças e adolescentes iniciaram no mês de março.

Em 2011 serão beneficiadas 520 crianças e adolescentes de 7 a 15 anos  nos municípios de Várzea Alegre (Ceará), Patos e João Pessoa (Paraíba) e Manaus (Amazonas).

A Petrobrás e a UNESCO/Criança Esperança estão apoiando a ação em Várzea Alegre em parceria com a Associação Comunitária de Várzea Alegre - ACOMVA.

Dentro da proposta pedagógica e calendário produzido, os objetivos para o 1º semestre do ano serão promover boas práticas de vida às crianças, adolescentes e suas famílias e prevenir os diversos tipos de violências.
                         
Denise Andrade
Coordenadora de Educação da ESSOR no Brasil

quinta-feira, 31 de março de 2011

Proposta Pedagógica Construída Coletivamente pelos Educadores do Projeto Infância Cidadã

O V Encontro de Formação de Coordenadores e Educadores do Projeto Infância Cidadã realizado em Várzea Alegre em fevereiro foi um sucesso!

A “Construção de Estratégias para a Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente” foi pensada e discutida coletivamente pelos 27 educadores que compõe a REDE INFÂNCIA CIDADÃ, proporcionando melhor e maior envolvimento de tod@s da equipe!

Foi possível a participação de todos os parceiros (ACOMVA, ASDP, EBE e ADEIS) nesse rico momento de aprendizagem e troca de experiências.

Contamos com a participação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Várzea Alegre – COMDICA no tema “Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”.


A ESSOR deseja a tod@s os educadores e parceiros um excelente trabalho! 

terça-feira, 22 de março de 2011

1ª Feira de Empreendedores do Projeto "Ser Tão Paraibano" acontecerá em Pombal

   
   O Projeto Ser Tão Paraibano (cofinanciado pela União Europeia), através do parceiro CEMAR, realizará esta semana a 1ª Feira de Empreendedores no município de Pombal com os empreendedores acompanhados pelo projeto. O objetivo do evento é divulgar os produtos desenvolvidos pelos mesmos na região. Os expositores apresentarão produtos nas áreas de confecção, artesanato, alimentação e serviços.
     A feira será realizada no dia 26 de março (sábado) das 7:00hs as 12:00hs na Praça Getúlio Vargas, localizada no centro da cidade. Se você está no município ou nas proximidades, compareça e prestigie!

Valerio Marcelo
Coordenador do Projeto

quarta-feira, 16 de março de 2011

Repercussão do lançamento de publicação da ESSOR no sertão da Paraíba

       O evento de lançamento da publicação "Diagnóstico das Políticas Públicas de Trabalho e Renda" acontecido nesta última segunda feira (14/03) na cidade de Patos, foi um verdadeiro sucesso! Contou com a participação de representantes de órgãos públicos, ONG's locais e a sociedade civil.
Lançamento
   De acordo com o Pe. João Saturnino, representante da Associação Social Diocesana de Patos, depois do lançamento do livro, o projeto buscará a implementação de Conselhos de Trabalho e Renda. “Nós vivemos uma realidade crucial na Paraíba e em especial aqui no Sertão em Patos. Essa parceria entre a , a ASDP e a ESSOR, teve o objetivo de diagnosticar essa realidade no mundo do trabalho, essa comissão provisória resultou nesse trabalho bibliográfico que está sendo lançado hoje. O nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas ao mundo do trabalho, da geração de emprego e renda, porque é muito fácil você fazer um trabalho assistencialista, que não é uma política de avanços. É por isso que diagnosticar o mercado de trabalho em Patos, em Cajazeiras, em Pombal, em Sousa, e em Santa Rita – JP, torna-se fundamental. Agora com o diagnóstico pronto nós poderemos mostrar ao poder público as fragilidades que existem, para que possamos avançar na criação de Conselhos de Trabalho e Renda”, esclareceu.
       O lançamento aconteceu no Centro de Cultura Amaury de Carvalho, localizado na Praça Edvaldo Mota, às 19h, contando com a participação de representantes de organizações da sociedade civil e do poder público, além das instituições parceiras autoras do livro.
Lançamento     Para Wandecy Medeiros, Secretário Executivo de Cultura, “Nós temos apoiado esse tipo de evento aqui no Centro de Cultura. Recentemente tivemos um evento do BNB, agora estamos realizando um da ESSOR, uma ONG francesa que faz um grande trabalho no Brasil ao ensinar as pessoas uma profissão, o que é muito louvável tendo em vista a realidade da nossa região”, destacou o Secretário.




Outros links:

segunda-feira, 14 de março de 2011

Publicação da ESSOR é lançada no sertão do estado paraibano

Depois do pré-lançamento realizado na sede da ESSOR há duas semanas, junto a representantes de poder público e sociedade civil, será lançado nesta segunda feira (14/03) no sertão do estado paraibano o "Diagnóstico das Políticas Públicas de Trabalho e Renda: Municípios de João Pessoa, Patos e Pombal - Paraíba - Brasil".

A pesquisa coordenada pela professora da UFPB, Maria Angeluce Soares Perônico, traz um retrato das ações de geração de trabalho e renda desenvolvidas pelos governos nos municípios estudados, bem como retrata um pouco da relação de cooperação entre ONGs, Comissões Municipais de Trabalho e Renda e governo.

O evento acontecerá na Casa da Cultura Amaury de Carvalho, localizado na Praça Edvaldo Mota s/n, Centro, Patos (próximo à Igreja Nossa Senhora da Conceição) e contará com a participação de representantes de organizações da sociedade civil e do poder público, além das instituições parceiras autoras do livro.

Para Dilany Silva, coordenadora do projeto SerTão paraibano em Patos, será um momento de interação e uma oportunidade para que todos possam conhecer os trabalhados desenvolvidos pela ESSOR. “O livro será entregue gratuitamente aos presentes e haverá também um coquetel e todos estão convidados”.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

ESSOR, AMAZONA, ASDP e CEMAR lançam publicação sobre políticas públicas de geração de trabalho e renda na Paraíba

Na próxima semana dia 01/03 (terça feira), a ESSOR junto com a AMAZONA, a ASDP e o CEMAR realizarão o pré-lançamento da publicação “Diagnóstico das Políticas Públicas de Trabalho e Renda: Municípios de João Pessoa, Patos e Pombal - Paraíba - Brasil”.
A pesquisa traz um retrato das ações de geração de trabalho e renda desenvolvidas pelos governos nos municípios estudados, bem como retrata um pouco da relação de cooperação entre ONGs, Comissões Municipais de Trabalho e Renda e governo.
O diagnóstico foi publicado pela Editora Idéia. Sua realização deu-se no âmbito de um projeto co-financiado pela União  Européia e apoiado pelo Comitê Francês de Solidariedade Internacional, e sua organização contou com o trabalho da professora da UFPB, Maria Angeluce Soares Perônico.
            O evento acontecerá na sede da ESSOR no Brasil, localizada na Rua José Serrano Navarro, nº240, Castelo Branco III, João Pessoa (próximo a UFPB) e contará com a participação de representantes de organizações da sociedade civil e do poder público, além das instituições parceiras autoras do livro.

Infâcia Cidadã promove o 5º Encontro de Coordenadores/as e Educadores/as do Projeto

No decorrer desta semana, de 21 a 25 de fevereiro, acontece Capacitação do Projeto Infância Cidadã com a finalidade de instrumentalizar as práticas socioeducativas das equipes de educação no Brasil que atuam nos municípios de Várzea Alegre (Ceará), Patos e João Pessoa (Paraíba) e Manaus (Amazonas).
      Para tanto, estaremos “Construindo Estratégias para a Garantia dos Diretos da Criança e do Adolescente”  , focando os conceitos, princípios e estratégias de atuação, a fim de permitir um melhor preparo dos nossos profissionais para identificarem situações adversas, providenciando a correta assistência às crianças beneficiadas pelo projeto.
O encontro ocorrerá no município de Várzea Alegre/CE, de 21 a 25 de fevereiro de 2011, com carga horária média de 30 horas e contará com a participação das educadoras e coordenações locais das parcerias ACOMVA, ASDP e EBE e ADEIS. O encontro será facilitado pela equipe de Educação da ESSOR no Brasil e equipe da ACOMVA e Conselho de Direito da Criança e do Adolescente do município.
A programação contará com:

·         Avaliação das atividades de 2010;
·         Planejamento anual das atividades (plano, calendário, fichas monitoramento, contrato de objetivos, projetos pedagógicos);
·         Oficinas sobre Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e letramento, alfabetização e escolarização.

A proposta desse encontro é promover atualização dos conhecimentos compartilhados entre as educadoras, discussão, aprendizagem, troca de ideias, de informações, aprimoramento e motivação entre todos que fazem parte do projeto Infância Cidadã.
Nossa expectativa é que possamos partilhar novas estratégias que poderão ser utilizadas como ferramentas para facilitar o trabalho desenvolvido nas instituições parceiras, motivar e melhorar o impacto da ação na vida das crianças, adolescentes e famílias atendidas pelo projeto.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Projeto “Ser Tão Paraibano” realiza Encontro de Avaliação e Planejamento em João Pessoa

A ESSOR junto com os seus parceiros realizará nos dias 08 e 09 de fevereiro em João Pessoa um encontro com o objetivo de avaliar as ações em 2010 e planejar as atividades do Projeto “Ser Tão Paraibano” para 2011.

Esse encontro será realizado no Hotel JR, localizado no Centro de João Pessoa e contará com a participação de 25 colaboradores e gestores das organizações parceiras dos municípios paraibanos onde o projeto atua (Patos, Pombal, Sousa e Santa Rita).

Esta é mais uma ação que faz parte das atividades do Projeto “Ser Tão Paraibano/a”, ao qual é cofinanciado pela União Europeia, desenvolvido pela ESSOR, em parceria com CEMAR, AMAZONA, ASDP, ASDICA e MCV, cujo principal objetivo é aumentar as oportunidades de inserção socioeconômica das populações urbanas nos municípios de Santa Rita, Patos, Pombal e Sousa.